Matérias

Participantes de projetos sociais estrelam o festival Somos Comunidade

Evento marca os 15 anos do Instituto Unimed-BH, que apoia ações culturais, projetos de voluntariado e adoção de espaços públicos

Redação Sou BH - 11/10/18 as 09:00 - Atualizado em 10/10/18 as 17:32

Festival de 2017 com crianças na percussão
Foto: Benedita Conteúdo e Imagem

Centenas de crianças e adolescentes que participam de projetos socioculturais, apoiados pelo Instituto Unimed-BH, vão ser estrelas de um espetáculo que promete emocionar o público, neste sábado (13), na praça Duque de Caxias.

Além da apresentação de Toquinho, um dos pontos altos do Festival Somos Comunidade é o espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”, dos alunos da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH, que faz parceria com o Núcleo Artístico e o Grupo Cultural Arautos do Gueto. O projeto trabalha com jovens do Aglomerado Morro das Pedras, levando formação artística para os participantes, além de perpetuar a cultura local. 

Antes de serem apoiados pelo Instituto, há 11 anos, o Arautos havia perdido a sede e teve que encerrar algumas atividades. “Essa parceria realimentou nosso sonho. Mais do que ensinar música, nosso objetivo é formar cidadãos”, diz Anderson Silva, o Dodó, fundador e maestro do grupo. Além das aulas de percussão, há cursos de balé e danças urbanas.

Projetos e sonhos

Completando 15 anos em 2018, o Instituto Unimed-BH já investiu R$ 80 milhões em projetos culturais, e impactou 1,3 milhão de pessoas em 2017. No ano passado, 67 projetos receberam incentivo, por meio de cinco programas: adoção de espaços públicos; comunidade; cultura; meio ambiente e voluntariado. 

A Sociedade Artística Brasileira (Sabra) também é beneficiada, com a Orquestra Sinfônica de Betim, que reúne 74 pessoas. O objetivo é formar novos músicos e popularizar o estilo clássico na cidade, como a orquestra infantil com violinos. 

Outro exemplo é a ONG Casa do Beco, que oferece programação cultural e oportunidades de formação artística a moradores da comunidade do Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia. 

“São todos projetos ‘de pessoas para pessoas’. Vamos além da formação musical, elevando a autoestima desses jovens, que ficam maravilhados com os aplausos que recebem”, comenta Alessandra Peixoto, gerente do Instituto Unimed-BH. 

Também fazem parte do grande elenco do festival Somos Comunidade, artistas de outras instituições patrocinadas pelo instituto, parceiros e grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH que integram: a Sociedade do Riso; a Cia. Masculina e Mira, do Núcleo Artístico; o Coral Unimed-BH; o Bloco Saúde; e o Dança a Dois. 

No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) vão acompanhar os grupos.  

 “Realizar o festival representa a síntese do trabalho de projetos sociais que desenvolvemos junto à comunidade do aglomerado Morro das Pedras e de diversas iniciativas culturais das quais somos parceiros. É um orgulho levar para o público um pouco dessa história. Há 15 anos acreditamos na cultura e na cidadania como elementos de transformação da sociedade. Esse é o nosso jeito de cuidar da comunidade”, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.

Confira a programação completa do festival neste link.

Outras Matérias