FecharX

Batata fica 40% mais cara na entressafra; preço da cenoura sobe 20%

Estudo do Conab mostra aumento considerável nas hortaliças, mas frutas ficam mais baratas



Créditos da imagem: Flickr/Pixabay
Main 143956 batata cenoura aumento
Redação Sou BH
22/11/17 às 18:04
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Reparou no aumento do preço da sua feira neste mês? O aumento vai permanecer nos próximos meses. De acordo com um levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os preços da batata e da cenoura aumentaram 40% e 20%, respectivamente, no mês de outubro. Depois de ter apresentado uma queda considerável nas cotações de setembro, a batata vai representar a maior diferença no bolso do consumidor.

De acordo com o boletim, o aumento do preço da batata se deve à transição das safras, com diminuição da oferta da safra de inverno em um tempo no qual a safra de verão ainda não abastece os entrepostos. Já no caso da cenoura, a alta se dá pela oferta da raiz que vem sofrendo queda gradativa há mais tempo.

As variações dos preços de outras hortaliças, como cebola, tomate e alface, também foram analisadas, mas não apresentaram números significativos de aumento ou queda.

A boa notícia é que as frutas, por outro lado, sofreram quedas ou permaneceram estáveis. A banana, o mamão e a melancia foram os que trouxeram números mais expressivos. O mamão cai 23,5%, a banana fica 17% mais barata e a melancia cai 11,6%.

Com informações do Conab e da Agência Brasil.