FecharX

Belo Horizonte foi a cidade brasileira que mais evoluiu em 2014

Ranking de desenvolvimento econômico do Brookings Institution analisou 11 metrópoles brasileiras



Créditos da imagem: Breno Pataro
Main 144149 bh breno pataro
O estudo analisou 11 metrópoles brasileiras
Redação Sou BH
05/03/15 às 15:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

De acordo com o “Global Metro Monitor”, ranking de desenvolvimento econômico elaborado pelo Brookings Institution, dos Estados Unidos, a capital mineira foi a que mais evoluiu economicamente no ano passado. O estudo analisou 11 metrópoles brasileiras e apontou que Belo Horizonte passou da 276ª para a 187ª posição, avançando 89 posições no ranking. 

As análises foram feitas a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e da geração de empregos. Em um ambiente global de desaceleração econômica, um dos fatores que determinaram a evolução de BH no ranking foi o crescimento de 1,5% na geração de vagas de trabalho. 

Além de Belo Horizonte, as outras duas cidades brasileiras que evoluíram no ranking do Brookings Institution foram Rio de Janeiro e Recife. As demais pesquisadas, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Vitória e Campinas, registraram queda de posição.

O Brookings Institution é uma organização privada, sem fins lucrativos, que se dedica à realização de pesquisas independentes, ao desenvolvimento de políticas inovadoras e à proposição de soluções para as grandes cidades. Anualmente, o instituto analisa o desempenho das 300 maiores economias metropolitanas do mundo, a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e da geração de empregos.