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Plug-in identifica falsas ofertas on-line na Black Friday e Procon alerta para fraudes

Pesquisa aponta que, apesar de pretender comprar, consumidor está atento às fraudes



Créditos da imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
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Redação Sou BH
20/11/17 às 20:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Na próxima sexta-feira (24) acontece mais uma edição da Black Friday, que promete descontos em diversos produtos dos mais variados segmentos. Desde que começou a ser praticada no Brasil, a modalidade de promoção divide opiniões entre os que guardam dinheiro para aproveitar os preços mais baixos e os que duvidam que os descontos sejam realmente válidos, apelidando a ocasião de "Black Fraude".

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 39% dos consumidores têm planos para comprar durante a promoção, enquanto 43%, apesar de quererem, vão analisar os preços antes. Em edições anteriores, foram registradas diversas ocorrências de simulações de desconto, com reduções muito pequenas ou até mesmo nenhuma redução de preços. Na Paraíba, por exemplo, o Ministério Público prendeu quatro gerentes de lojas pela suspeita de fraude.

Uma boa ferramenta para evitar esse tipo de transtorno para quem vai comprar pela internet é o plug-in Baixou Agora, que está disponível para ser instalado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox e alerta os usuários para preços mais baixos dos produtos que eles desejam comprar. A ferramenta monitora automaticamente, compara e visualiza históricos de preços dos mais variados produtos. 

O usuário, para utilizá-la, deve instalar no seu navegador e, ao acessar um site de compras e buscar um produto, o "Baixou Agora" faz uma busca silenciosa por outras lojas virtuais que tenham a mesma mercadoria com preços mais em conta. Uma barra aparece abaixo da página para que o usuário veja a comparação. Também é possível fazer uma comparação completa de preços para o produto, que traz os sites em forma de ranking classificados por menor valor. Clique para fazer download.

Trabalho do Procon

Com base nessas ocorrências, o Procon faz um trabalho de pesquisa prévia par analisar os descontos com certa antecedência e alerta os consumidores. A diretora do Procon BH, Mônica Teixeira Coelho, listou dicas importantes às quais quem pretende comprar deve estar atento:

- Em se tratando de e-commerce, verifique se o site da loja é confiável, pesquisando outras referências e opiniões, caso a loja não seja muito conhecida, prefira efetuar o pagamento através de cartão de crédito.

- Salve os e-mails trocados com o fornecedor, pois eles servem de comprovantes, no caso de trocas ou não recebimento do produto.

- Se o pagamento for feito por meio de boleto bancário, ele deve ser efetuado com cuidado, pois este é um dos meios mais utilizados para a realização de fraudes, com a possibilidade de alteração dos dados de pagamento. Optando por este meio de pagamento, preferencialmente, o boleto deve estar um formato PDF, que é bem mais seguro do que o impresso direto na página.

- No caso de produtos importados adquiridos no Brasil, estes seguem as mesmas regras dos produtos nacionais desde que sejam de estabelecimentos legalizados.

- Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday para constatar se realmente foi concedido o desconto prometido, pesquise e compare os preços.

- Observe o prazo de entrega da mercadoria que deve estar registrado na nota fiscal ou no recibo.

- Leia as políticas de troca e devolução do estabelecimento e as letras de rodapé, para ter ciência no caso de eventuais condições diferenciadas aplicadas pelo estabelecimento e evitar surpresas desagradáveis.

- Examine a mercadoria e assine o documento de comprovação de recebimento, após a confirmação do estado do produto (qualquer irregularidade deve ser justificada e a empresa responsável deve resolver o problema).

Além dessas dicas, o Procon ainda ressalta que os direitos do consumidor são os mesmos durante as compras na Black Friday; ele continua tendo o direito de reclamar de defeitos nos prazos estabelecidos (30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis). Nas compras feitas pela internet, o consumidor pode devolver o produto no prazo de sete dias após o recebimento.

Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de Belo Horizonte