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Chile quer receber mais brasileiros

Principal aposta, neste momento, é nos turistas que visitarão o país em função da Copa América de futebol



Créditos da imagem: Banco de imagens
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Valparaíso, no Chile
Redação Sou BH
05/05/15 às 14:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

Por Daniela Maciel, do Diário do Comércio

Localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o Chile se prepara para receber, com festa e boa estrutura, os turistas que vão desembarcar para a 44ª edição da Copa América, entre os dias 11 de junho e 4 de julho. Os jogos acontecerão nas cidades de Antofagasta, La Serena, Vina del Mar, Valparaíso, Rancagua, Concepción, Temuco e a capital Santiago. No total, serão 34 partidas de futebol.

A expectativa é de que o evento esportivo seja capaz de aumentar substancialmente o número de brasileiros no país dos jogadores Alexis Sanches, Eduardo Vargas e Valdívia, que em 2014 alcançou a marca de 400 mil brasileiros, de um total de 3,6 milhões de turistas estrangeiros.

De acordo com a chefe para o mercado Brasil do Departamento de Turismo do Chile, Patricia Perez, o turista brasileiro é o que mais gasta no Chile, com média diária de US$ 150, seguidos por mexicanos e norte-americanos. "Os brasileiros estão no topo da lista e é nosso objetivo nos colocarmos cada vez mais como uma opção de turismo próximo e variado. Acreditamos que o aumento da conectividade aérea entre os dois países tem muito a ver com os bons resultados e importante para o crescimento do número de brasileiros no Chile. São vários voos diários direto e agora tivemos a grata notícia de que a Gol Linhas Aéreas fará voos extras com saídas de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro durante os meses de julho e agosto", comemora Patricia Perez. 

Os novos voos vão atender aos torcedores que vão para o torneio interseleções e àqueles que vão curtir a temporada de inverno. Um dos principais objetivos da delegação que esteve no Brasil para divulgar os atrativos turísticos chilenos era mostrar que os amantes do futebol poderão conhecer o país nos intervalos entre os jogos. Na fase de grupos, a Seleção Brasileira estreia em Temuco, no dia 14 de junho, e segue para Santiago para os próximos dois jogos, nos dias 17 e 21 de junho. Avançando para as quartas de final, pode se manter em Santiago ou viajar para Temuco, Vina del Mar ou Concepción. A semifinal pode ser jogada na Capital ou Concepción e a grande final, no dia quatro de julho, no emblemático Estádio Nacional, em Santiago.

"O Chile é um país pequeno e com boas malhas aérea e rodoviária. Temuco é uma dos lugares mais bonitos do sul do país e tem o principal atrativo para os brasileiros que é a neve. Já em Santiago é possível aproveitar a história e as comodidades da Capital e a menos de duas horas conhecer importantes vinícolas e campos de neve", afirma a chefe do escritório brasileiro. 

Crise

Nem mesmo a crise econômica atravessada pelo Brasil desanima os chilenos, que continuam investindo para atrair os turistas da terra de Neymar e torcem para uma final entre "La Roja" e a Seleção Canarinho. "Acreditamos que o Brasil vá muito longe na competição e queremos que chegue à final. Claro que a crise pode dificultar um pouco as coisas, mas estamos o tempo todo pensando em novos produtos e formatos. Nossa maior aposta são as Àescapadas - viagens curtas, que podem aproveitar os feriados, fazendo circuitos bem estruturados com opções variadas de atrativos", completa.

Mas nem só de neve e vinhos vive o turismo chileno. O balanço da temporada de verão se mostrou bastante positivo. As autoridades informaram que em dezembro, janeiro e nos primeiros 20 dias de fevereiro houve um aumento de 18,7% em relação ao mesmo período de 2014. Durante a temporada, 1,3 milhão de estrangeiros visitaram o Chile.

O principal mercado emissor foi a Argentina, que continuou com um desempenho muito bom, registrando um incremento de 28,1% - quase 618 mil argentinos estiveram no Chile. Em relação à temporada passada, o número de brasileiros aumentou significativamente, 63,6% - foram 123 mil visitantes do Brasil. Outro mercado prioritário, os Estados Unidos, também teve um aumento importante no número de visitantes - 14%, nesta temporada de verão.