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Consumidor de BH planejou mais em maio

<p>Entretanto, 42,5% daqueles que fazem as contas não conseguem manter o plano conforme previsto</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Os consumidores estão planejando mais antes da gastar. É o que afirma a pesquisa Orçamento Doméstico do Consumidor, referente ao mês de maio, que mostra que 80,4% dos belo-horizontinos entrevistados afirmam registrar as despesas no papel ou na planilha. Na pesquisa anterior, esse número ficou em 70,9%. Além disso, as compras por impulso também tiveram queda, passando de 39,9% para 37,6%. Porém há um alerta: planejar não significa cumprir fielmente o cronograma. A pesquisa apontou que 42,5% daqueles que fazem as contas não conseguem manter o plano conforme previsto.

Para o economista da Fecomércio MG Gabriel de Andrade Ivo, a pesquisa demonstra que o consumidor sempre inicia o mês com alguma intenção no planejamento de suas despesas. Mas é bom atentar para a qualidade desse planejamento, uma vez que há diferença considerável entre a intenção e o hábito. ?O fato de priorizar o planejamento, como forma de garantir segurança no futuro, não diminui o apetite dos consumidores pelo crédito fácil, cujo acesso comum se dá pelo parcelamento da compra via cartão de crédito?, comenta.

O economista explica também a diferença entre aqueles que afirmam planejar e os que não compram por impulso. Entre os dois registros, há uma lacuna de 18%, revelando uma incoerência entre a intenção e o hábito. ?Após 2008, época de grave crise econômica, o consumidor começou a planejar mais seus gastos. Entretanto, após readquirir a confiança na economia, ele passou a comprar mais, o que gerou uma grande lacuna entre a intenção e o hábito?. Para o economista, isso reforça a necessidade do brasileiro de criar a cultura da educação financeira para evitar o descontrole orçamentário, uma das principais causas da inadimplência.

Com informações da Fecomércio MG