FecharX

Copa: Mineirão é o 1º estádio com energia solar

<p>Desde o dia 25 de abril, a Usina Solar gera o suficiente para abastecer 1.200 casas</p>



Créditos da imagem:
Main 0605 mineirao usina solar
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Pela primeira vez, um jogo da Copa do Mundo Fifa será disputado em um estádio com uma usina solar em pleno funcionamento. O estádio é o Mineirão, em Belo Horizonte. Construída pela Cemig, em parceria com a Minas Arena e o banco alemão KfW, a Usina Solar Fotovoltaica do Mineirão já está injetando mais de 1 MW de energia no sistema de distribuição da Cemig, o suficiente para abastecer cerca de 1.200 residências desde o dia 25 de abril.

De acordo com a parceria firmada com a Minas Arena, empresa responsável pela administração do estádio, 10% da energia gerada retorna para ser utilizada dentro do estádio. "A instalação da usina solar do Mineirão faz parte de um programa de ações sustentáveis implementadas na obra de modernização e a na operação do estádio. Nossa preocupação é o compromisso com o meio ambiente e a USF do Mineirão é mais um forte eixo de trabalho da empresa relacionado à sustentabilidade", afirma o gerente de Tecnologia da Minas Arena, Otávio Góes.
 
Os equipamentos da USF Mineirão passaram por vários testes e inspeções, realizados em conjunto com os fornecedores de acordo com as determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assegurando seu pleno funcionamento e a integração ao sistema elétrico nacional. No último dia 15 de abril, foi realizado o último teste, o que garante o atendimento às determinações do Ministério de Minas e Energia e da Fifa, expressas no Plano Copa 2014.

Fonte: Agência Minas