FecharX

Desemprego cai na região metropolitana de BH

<p>É o que aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMBH), divulgada nesta quarta-feira (27)</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main 58 carteira
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:54

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentou recuo, ao passar de 7,2% em setembro para 6,9% no mês de outubro. É que aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMBH) divulgada nesta quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), Fundação João Pinheiro, Dieese e Fundação Seade.

Neste período, houve uma redução do número de desempregados (-6 mil). O número de ocupados aumentou nas áreas do Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (24 mil ou 5,6%) e manteve-se estável na Indústria de Transformação (-1 mil ou -0,3%) e no setor de Serviços (4 mil ou 0,3%) e diminuiu na Construção (-3 mil ou -1,4%).

Para o coordenador da PED, Plínio Campos, a redução na taxa de desemprego se deve ao bom momento motivado pelas datas comemorativas de fim de ano. ?Se observarmos os números, vamos perceber que o comércio gerou 24 mil ocupações e o setor de serviço de 4 mil. Os demais setores tiveram pequenas quedas nos postos de trabalho, mais isso ainda sim é um indicativo de que, as contratações temporárias do período, visando as vendas de final de ano, estão acontecendo?, observou.

O número de postos de trabalho entre os assalariados manteve estabilidade (1 mil ou 0,1%), devido ao crescimento das contratações do setor privado (7 mil ou 0,5%) e queda do setor público em -1,9%(-6 mil). Também foi percebido que as contratações no setor privado tiveram pequena alta. Entre assalariados com carteira foram 4 mil (0,3%) e dos sem carteira 3 mil (2,5%). No caso dos autônomos o contingente teve alta de 1,7%, ou seja 7 mil, além dos classificados como ?demais posições ocupacionais? com 11 mil (7,0%) e empregados domésticos com 6 mil (4,4%).