FecharX

Economia de energia no verão

A Cemig dá dicas de como economizar, uma delas é o sistema de aquecimento solar



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 192309 novo mineirao aerea
Mineirão tem sistema de aquecimento solar
Redação Sou BH
23/01/15 às 18:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:13

Ar condicionado, ventilador, televisão, computador são utilizados durante as férias. Eletrodomésticos acabam por gastar mais energia, como a geladeira por exemplo, que demora mais tempo para  esfriar os alimentos. Os banhos acontecem mais vezes por dia, aumentando o consumo de energia no verão. 

Para uma economia mais profunda, a Cemig aconselha instalar sistema de aquecimento solar. Segundo especialistas da empresa, o investimento gira em torno de  R$2,5 mil e a durabilidade é de dez anos.  O investimento é rapidamente recompensado.

É possível reduzir o consumo e economizar energia com pequenas medidas no dia a dia.

Chuveiro -usar na opção verão - economia de 30%

Geladeira-verificar borracha de vedação, evitar deixá-la aberta muito tempo e mantê-la em potência baixa, fazer o degelo periódico, evitar colocar alimentos quentes.  Alerta! Uma geladeira em mau estado de conservação pode gastar até 67% a mais de energia elétrica.

Ar-condicionado-fechar bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado. Opte em usar nos momentos mais quentes. O abuso deste aparelho pode elevar em 30% na conta de energia.

Luz –aproveite a iluminação natural e ascenda as luzes mais tarde

Evite stand by-Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados. Além disso, é sempre bom escolher o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” pois são os mais eficientes e econômicos.