FecharX

Empreendedorismo nas Universidades: Vontade é grande, mas sonho é pequeno

Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras indica que quase 6 em cada 10 universitários pensam em empreender, mas poucos pensam em inovar e ter muitos funcionários



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 140339 empreendedorismo universidade
Empreendedorismo é forte nas universidades, mas ainda falta espírito de inovação
Redação Sou BH
12/02/15 às 15:13
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Uma pesquisa realizada pela Endeavor e pelo SEBRAE mostra uma realidade um tanto contraditória circulando nas universidades brasileiras. O espírito empreendedor dos jovens estudantes se mostra aguçado e cheio de energia, porém, não há nele uma essência mais ambiciosa.

A Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras revelou que, em média, 60% dos universitários têm ideias empreendedoras para o futuro e pretendem abrir o próprio negócio. Mas o que chama atenção nesse mesmo resultado é que suas pretensões em relação ao negócio já consolidado não são as mais ambiciosas. Apenas 11% dos entrevistados espera que seu empreendimento cresça rápido, alcançando mais de 25 funcionários nos primeiros cinco anos.

Outro resultado que aparece nos relatórios da pesquisa mostra que apenas 14% dos alunos que pensam em empreender se preparam para efetivar seus planos, fazendo pesquisas e estudos sobre o tema.  Segundo especialistas, essa falta de preparo também influencia na confiança dos jovens na hora de começar o negócio e exercer funções típicas de um empreendedor, como contratar, gerir finanças e definir estratégias.

Por outro lado, o case de sucesso entre jovens empreendedores de Romero Rodrigues mostra que trabalho, estudos e perseverança são essenciais. Romero fundou junto com dois colegas, ainda na faculdade e depois de duas tentativas frustradas, um dos maiores e-commerce do mundo, o Buscapé, que conta hoje com quase dois mil funcionários. 

Fonte: Diário do Comércio