FecharX

Festa consagra competidores do Rally dos Sertões

Mesmo com muitos desafios durante a prova, participantes ressaltam o encantamento pela beleza de Minas Gerais



Créditos da imagem: Divulgação/Marcos Borsarini
Main img 20140830 wa0003 20140831130737
Redação Sou BH
31/08/14 às 21:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

A capital mineira recebeu no sábado (30) a festa de encerramento da 22ª edição do Rally dos Sertões. Parte da programação da Virada Cultural 2014, a festa contagiou a Orla da Lagoa da Pampulha ao som dos roncos de motores de carros, quadriciclos, caminhões e outras “máquinas”. Após sete dias de prova e mais de 2,6 mil km de percurso, os competidores chegavam para festejar ao lado do público, família e amigos.

Veja a cobertura fotográfica da festa.

Teve piloto que realizou sonho de vida, como George Hamilton, da equipe Vive Liso Off Road (QDA – Quadris). Ele é natural de Alagoas e, mesmo não alcançando o primeiro lugar no pódio, comemorou uma realização pessoal. “Os Sertões é um sonho para todo mundo que corre em velocidade. Encontramos dificuldades com as pedreiras e serras, mas, graças a Deus, meu objetivo e sonho eu concretizei”, conta o Hamilton. 

Para Claudia Grandi, navegadora da equipe Kandangus Rally Team (Polaris RZR 1000 Dakar - UTV SPR), nem mesmo os momentos de extrema dificuldade pelos quais passou puderam apagar o brilho de chegar em terceiro lugar na colocação geral. “Chegamos a capotar o carro, mas conseguimos nos recuperar e estamos aqui agora para festejar”, comenta.

As serras e montanhas íngremes de Minas Gerais representaram um desafio à parte para os competidores do Rally dos Sertões, mas a beleza das paisagens compensou o esforço. De acordo com o curitibano Diogo Zonato, “as serras daqui e os desníveis do terreno representam uma dificuldade muito grande para o piloto, mas ao mesmo tempo que era dificultoso, era maravilhoso e lindo”, comentou o piloto da RNN Sports (Honda TRX 700 - FIM Quads). 

Apesar de ser de São Paulo, Jorley Júnior da MEM Motorsports (SERIES) (Sherpa Protótipo - Pró Brasil) visita muito Minas Gerais e tem uma certa intimidade com a região do Vale do Jequitinhonha, por onde passou o rali. Ele conta que se sentiu emocionado com a recepção do povo mineiro. “O que mais me emocionou foi a recepção por onde passamos. A recepção de todo o povo, da população, das cidades e vilarejos. Sentimos uma energia muito positiva”, comenta Júnior. O competidor ressaltou ainda a beleza das paisagens e rios mineiros, como o rio Jequitinhonha, as pedras da região de Diamantina e a boa sensação de passar competindo por lugares que ele visita a vários anos. 

A edição marca a história de Belo Horizonte, já que a cidade recebeu pela primeira vez a festa de encerramento do percurso. O rali passou por sete cidades, entre elas as mineiras Paracatu, São Francisco e Diamantina. A prova contou com 197 competidores no total e pilotos de seis países. Participaram da disputa competidores internacionais, como Enrique Guzmán da Caballero Rally Service (KTM 450 Rally Replica - FIM 450cc), Ruben Faria da KTM Red Bull Factory Team (KTM 450 Rally Replica - FIM 450cc) e Rafal Sonik da Sonik Team (Honda TRX 700 - FIM Quads) que se diz muito feliz e apaixonado pelo povo brasileiro.  

Vencedores

Na categoria motos, o espanhol Marc Coma (KTM Red Bull Factory Team) conquistou seu segundo título e é o novo campeão do Rally dos Sertões. Já Jean Azevedo (Honda Mobil de Rally), terminou em terceiro lugar, enquanto o português Helder Rodrigues (Team Honda HRC) ficou em quarto, seguido pelo espanhol Jordi Viladoms (KTM Red Bull Factory Team). Das 37 motos que largaram em Goiânia (GO), 32 disputaram a última etapa.

Na categoria quadriciclos, o paulista Robert Nahas (RNN Sports) faturou seu segundo título seguido, em sua 11ª participação no Sertões, enquanto o polonês Rafal Sonik (Sonik Team) conquistou o vice-campeonato. Gabriel Varela (Divino Fogão Rally Team) ficou em terceiro. Tom Rosa (ATV Yamaha) foi o quarto e Rodolfo Brito (Paraíba Rally Team) terminou em quinto. Dos 17 quads que iniciaram a competição, apenas nove chegaram a BH.

Nas UTVs, o título ficou com Vinícius Mota / Rafael Shimuk (Taguatur Racing). O vice-campeonato foi para as mãos de Henrique Gutierrez e Weidner Moreira (Polaris). Elson Cascão/Claudia Grandi (Kandangus Rally Team) ficaram em terceiro e Leadro Torres/Idali Filho (Xtreme Plus/Torres Racing) em quarto e a dupla Gustavo Lapertosa/Marcello Brandão foi a quinta colocada. 21 UTVs partiram de Goiânia rumo a BH, mas só 17 chegaram à Pampulha para a festa.

A categoria T1 FIA contou com 38 carros que seguiram na última especial. No geral dos carros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras). Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão Rally Team / Overdrive) foram os vice-campeões. A dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti (X Rally Team / NWM) terminou o rali em terceiro lugar no geral. João Franciosi e Rafael Capoani (Mitsubishi Petrobras), campeões na categoria Protótipos T1, terminaram em quarto no geral, seguidos por José Jorley do Amaral/Maykel Justo (MEM Motorsport), os vencedores da Pró Brasil.

Na Super Production, Glauber Fontoura e Minae Miyauti (Mitsubishi Ralliart Brasil) venceram e garantiram o bicampeonato.

Na Production T2, Wagner Roncon e Joselito Melo Jr. (Dudu Rally Team) foram os campeões.

Os três caminhões que seguiram na disputa do Rally dos Sertões não participaram da última etapa, por isso a vitória ficou com o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Racing Trucks / Território Motorsport. Felicio Bragante/Ricardo Costa/Paco Corder (Asa Aluminio Rally Team) terminou em segundo no geral e Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (Mobil Delvac Salvini Racing) ficou em terceiro.