FecharX

Horário de verão pode ser estendido este ano

Reunião para decidir sobre adiamento acontece na próxima quinta-feira



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 114920 shutterstock 145846463
Horário especial pode vigorar até 22 de março
Redação Sou BH
06/02/15 às 13:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga disse em entrevista ao Jornal Nacional, na noite dessa quinta-feira (5), que está analisando a possibilidade de que a vigência do horário de verão seja estendida este ano.  

O horário de verão, que adianta os relógios em uma hora, é aplicado em dez Estados brasileiros (Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo) e Distrito Federal e, excepcionalmente em 2015, vigoraria um mês a mais que sua data regulamentada. Dessa forma, o horário especial valeria até o dia 22 de março, e não 22 de fevereiro como a população esperava.

De acordo com o Ministro, em entrevista ao Jornal, a decisão deverá ser tomada após uma reunião com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética, marcada para a próxima quinta-feira (12). A medida seria uma forma encontrada para ajudar a economizar energia elétrica e levaria em consideração a crise do setor, agravada pela pouca chuva nas regiões do Sudeste e Centro-Oeste, o que tem afetado os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. 

Segundo o ministério, não há, em princípio, uma predisposição do governo em ampliar o horário de verão, esta seria apenas uma das alternativas estudadas para ajudar na crise. No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Na edição anterior, a economia foi R$ 405 milhões.