FecharX

Ipead erra cálculo da inflação de abril

<p>Dado divulgado considerou as novas tarifas de água e esgoto, que entrarão em vigor apenas hoje (13)</p>



Créditos da imagem:
Main 1305 inflacao ipead
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Segundo nota divulgada ontem (12), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) errou o cálculo da inflação de abril, em Belo Horizonte.

Na informação publicada no dia 8 de maio foi incluído, por equívoco, o reajuste da conta de água no cálculo da inflação do mês de abril, resultado em um IPCA igual a 0,98%. As novas tarifas de água e esgoto entrarão em vigor somente a partir de hoje (13), portanto o IPCA do mês de abril foi recalculado, passando para 0,92%.

O IPCA mede a evolução dos gastos das famílias com renda de um a 40 salários mínimos.
Com as alterações, no ano, a inflação em Belo Horizonte ficou em 3,49% e, nos últimos 12 meses, em 6,46%, pouco abaixo da meta estabelecida pelo Banco Central para o país, de 6,5%. O índice é menor do que os 6,52% informados anteriormente.
 
O cálculo para o grupo Transporte, Comunicação, Energia Elétrica, Combustíveis, Água e IPTU também foi refeito, passando de 1,58% para 1,45%. O aumento de 10,7% na conta de luz continua como maior destaque na composição da inflação para abril.

Em nota, o Ipead informou que os relatórios do mês de abril sobre Índice de Preços e sobre a Cesta Básica foram devidamente ajustados e estão disponíveis para consulta no site da Fundação Ipead.