FecharX

IPTU de BH terá reajuste de 5,85% em 2014

<p>O aumento, previsto em legislação municipal, foi anunciado nesta sexta-feira (27)</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main iptu
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Belo Horizonte sofrerá um reajuste de 5,85 em 2014. O aumento, previsto em legislação municipal, foi anunciado nesta sexta-feira (27) pelo secretário municipal de finanças da prefeitura, Marcelo Piancastelli.

Os imóveis residenciais com valor venal inferior a R$ 47,7 mil ficam isentos do imposto. A prefeitura estima que, em 2014, 91 mil imóveis estejam abaixo deste valor. Há ainda os imóveis imunes à cobrança por determinação constitucional, como igrejas, edifícios públicos e de partidos políticos, que somam cerca de 13 mil unidades na capital.

Até o dia 20 de janeiro os contribuintes terão desconto de 7% no pagamento de duas ou mais parcelas do imposto de 2014, conforme decreto que regulamenta o lançamento e o recolhimento do IPTU.

O primeiro lote de guias de IPTU começa a ser enviado para a casa do contribuinte no dia 6 de janeiro e a expectativa da prefeitura de Belo Horizonte é que até o dia 15 todas já tenham sido entregues. Outra opção para o contribuinte, a partir de terça-feira (31), é retirar as guias pela internet.

Todas as 740 mil guias estarão disponíveis no endereço www.pbh.gov.br e está prevista a arrecadação de R$ 1,193 bilhão, ente IPTU e taxas. Para o esclarecimento de dúvidas e abertura de processo de revisão de lançamento, o contribuinte pode procurar os postos de atendimento do IPTU que estão localizados no Centro, no Barreiro e em Venda Nova até o dia 3 de fevereiro.