FecharX

IPTU tenta esconder aumento de 45% na taxa do lixo

<p>O acréscimo só foi percebido pelos usuários na guia de pagamento </p>



Créditos da imagem:
Main iptu tenta esconder aumento de 45  na taxa do lixo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) divulgado na última semana pela Prefeitura de Belo Horizonte escondeu um aumento de 45% na taxa do lixo. Somente após receber a guia de pagamento, os cidadãos perceberam um considerável acréscimo no valor final da fatura, já que o reajuste anunciado anteriormente era de apenas 5,85%.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, a diferença nos valores apresentados deve-se a uma revisão de custos da coleta domiciliar realizada pela SLU. A aplicação das taxas havia sido realizada pela última vez em 2009, e desde então, os aumentos seguiam apenas os índices de inflação.

Mesmo sem apresentar uma planilha de custos que justifique os números, Omar Pinto Domingos, secretário adjunto de arrecadações, explica que a revisão contempla diversos fatores como revisão salarial, carga de trabalho, modernização da gestão, melhorias na infraestrutura, dentre outros. ?De 2009 a 2013, o serviço ampliou, ficou mais caro que a inflação e mais pessoas passaram a ser beneficiadas?.