FecharX

IPVA começa a vencer hoje (19)

Carros com o final da placa 1, a primeira parcela vence hoje



Créditos da imagem: Divulgação
Main 115329 frota
Vence hoje a primeira parcela do IPVA com placa com final 1
Redação Sou BH
19/01/15 às 13:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Vence hoje (19) a primeira parcela do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, para as placas de carro com final 1. Para quem pagar parcela única, tem o desconto 3% no imposto. Neste ano, 2015, o IPVA teve redução média de 3,73%, em comparação com o ano passado.

O pagamento do IPVA pode ser parcelado em até três vezes, sendo que as parcelas vencem em janeiro, fevereiro e abril. A expectativa é de que o Estado arrecade R$3.86 bilhões com o pagamento deste tributo. Um aumento de 13,53% em relação a 2014.

Os recursos arrecadados são divididos em 40% para políticas de governo nas áreas da educação, infraestrutura e saúde. Outros 40% vão para o município de emplacamento do veículo e os 20% restantes vão para Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O cálculo do valor do IPVA foi feito por técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda, com base em pesquisas de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. A base do cálculo é o valor venal da frota. Somente em Minas Gerais são 8,67 milhões de veículos. Os carros movidos a álcool possuem desconto de  30% no IPVA.

Confira as datas de vencimentos das parcelas do IPVA.