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Irmãos à frente das empresas familiares

Jovens profissionais, cúmplices e em sintonia, eles se apoiam para abrir seus primeiros negócios



Créditos da imagem: Banco de imagens
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Número de empresas familiares no Brasil é muito grande e os líderes possuem o grande desafio de constante inovação e profissionalismo
Redação Sou BH
04/09/15 às 15:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Diário do Comércio

O Dia do Irmão, comemorado no dia 5 de setembro, resgata algumas histórias de amizade, cumplicidade e cuidado mútuo. Famílias que têm irmãos que se apoiam e se respeitam é de se admirar. O amor entre eles, quando cultivado desde a infância, tende a render bons frutos. Profissionais, inclusive. É o que garante a diretora da 221 Consultoria, Tereza Cristina Horn. Segundo ela, o número de empresas familiares no Brasil é muito grande e os líderes possuem o grande desafio de constante inovação e profissionalismo. "A gestão do negócio precisa ser profissional, com cargo bem definidos para que o crescimento sustentado aconteça. Mas trabalhar com irmãos tem o lado positivo da confiança", diz.

As irmãs Felga compartilham o dia a dia empresarial. Isabela e Daniela fazem parte da terceira geração a assumir a diretoria da PMG Lingerie e estão aplicando na marca a parceria que trazem de casa. "Somos mais do que irmãs, fazemos tudo sempre juntas e respeitamos a opinião uma da outra, tanto no trabalho quanto em casa", diz Isabela. A junção das duas resultou em duas novas linhas, lançadas na última coleção da PMG Lingerie: a beachwear e a fitness. "Foi uma ideia nossa e está sendo um sucesso. Queríamos trazer mais frescor e novidade para a marca e conseguimos", afirma.

Moda

Determinadas, as irmãs Renata, Fernanda, Carolina e Marcela Malloy seguiram o caminho de sua mãe Maria Rita para assumir cargos de direção na grife mineira Arte Sacra - Coutture, especializada em moda festa. Responsáveis pela parte criativa da marca, as gêmeas Carolina e Marcela dividem o mesmo olhar para criar produções sofisticadas. "Conseguimos unir nossas ideias com muita harmonia e planejamento. Dessa forma, construímos nossas coleções em parceria e isso é fundamental para atingir um bom resultado", explicam. A sintonia das duas é tão forte que elas decidiram criar a Arte Sacra Twins, o mais novo sucesso da label. "A coleção contempla o DNA da grife, porém é voltada para momentos com um dress code mais livre e informal. Os meeting dresses fazem parte da nova onda de moda festa menos opulenta e é a nossa cara", explicam.

Ana Cristina e Lucas Bastos mudaram seus direcionamentos profissionais e assumiram a empresa da mãe, Elaine Fernandes. Ana era fonoaudióloga quando resolveu ocupar o cargo de diretora de estilo da mineira Frutacor, fundada em 1982. Lucas trabalhava como veterinário quando tomou a frente da parte financeira. O olhar apurado para moda de Ana Cristina, que faz viagens internacionais para se inspirar e buscar tendências, e a facilidade do irmão em lidar com números, contas e pagamentos fizeram com que a marca ampliasse os pontos de venda pelo Brasil. "No período de um ano, trabalhamos com duas coleções pontuais e reposições intermediárias a cada semana. Vendemos nossas peças em lojas multimarcas espalhadas por todo País. Todo esse sucesso é fruto de muito apoio e confiança um no outro", comenta Ana.

As irmãs Carolina, Roberta e Ana Flávia Castro, tiveram suas primeiras participações na Kalandra, grife criada pela mãe Flávia Castro, em meados de 1990. Nessa época, a marca produzia peças casuais, principalmente em linho e cambraia. Antenadas ao mercado, a entrada das filhas no negócio motivou a migração do estilo casual para a linha festa, carro-chefe da marca. Com mais de 35 anos de história, a empresa é comandada exclusivamente pelas três que ocupam os cargos de estilista, diretora de finanças e diretora comercial. " importante estarmos juntas, correndo atrás de um mesmo objetivo, de um mesmo crescimento para a empresa. Aqui cada uma cuida de um setor e tem sua responsabilidade. Dessa forma acaba tendo um “olho do dono” em várias áreas. Com certeza sentimos mais confiança no trabalho que cada uma desenvolve e no resultado que vamos atingir", destaca a diretora comercial Ana Flávia Castro.