FecharX

Maioria dos belo-horizontinos planeja o orçamento

<p>Apesar do aumento, muitos ainda têm dificuldades para organizar as finanças</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 12 contas
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

A Pesquisa de Orçamento Doméstico de outubro, realizada pela Fecomércio/MG, aponta que 66,7% dos consumidores belo-horizontinos buscam planejar seu orçamento mensal, índice 3,4% a mais que no mês anterior. Em contrapartida, 33,3% dos entrevistados afirmaram que não planejam seus gastos.

Os gastos com alimentação ficaram em primeiro lugar, no quesito das despesas correntes, com 32,3%. Já em relação à qualidade de vida, 35,4% dos entrevistados investem em lazer com o dinheiro excedente no mês. Já para 26,9% esse recurso extra tem outro destino, como as compras. Do total, 22,9% dos respondentes informaram que depositam o valor na poupança, e 12,6% dizem que o usam para quitar dívidas.

Os compromissos financeiros via cartão de crédito subiu para 80,5%. O uso do crédito parcelado é a forma de pagamento preferida dos consumidores, com 49,4%. Por outro lado, 95% dos entrevistados contam que pagariam suas contas à vista, se houvesse desconto.

Segundo o economista da Fecomércio/MG, Gabriel de Andrade Ivo, o consumidor inicia o mês com a intenção de planejar suas finanças, mas é preciso acompanhar a qualidade desse planejamento, pois entre a intenção e o hábito há grande diferença.

"A combinação de planejamento relativamente ?frouxo? estimulado pelas compras emocionais e o uso do crédito parcelado com altas taxas de juros, quando não há o pagamento integral da fatura, sinalizam o risco de inadimplência", afirma.