FecharX

Mineiros podem participar de programa de Stanford

<p>Executivos de TI irão participar do Programa de Inovação e Empreendedorismo</p>



Créditos da imagem:
Main 2504 stanford empresa mineira
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, firmou parceria inédita com o Governo de Minas Gerais para ampliar a competitividade das empresas mineiras do setor de Tecnologia da Informação (TI). Segundo o acordo, executivos mineiros irão participar do Programa de Inovação e Empreendedorismo, elaborado pela universidade. As inscrições estão abertas até o dia 28 de abril, segunda.

Mais de 60 empresas mineiras já se inscreveram. Ao todo, 20 serão selecionadas, entre startups, MPEs e empresas de maior porte. Para se inscrever, a empresa deve ter base tecnológica com sede produtiva em Minas Gerais, atender à documentação exigida (certidões e balanços) e garantir a participação obrigatória de dois profissionais que falem inglês, além de passaporte e visto para os Estados Unidos em dia (classes B1 ou B2).

O investimento para o programa é de cerca de US$ 43 mil por empresa. O Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) vão subsidiar em torno 75% desse custo para as MPEs, e 20% para as empresas de maior porte. O restante vai ser financiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Esta é a primeira vez que o programa de Stanford é oferecido na América Latina. Serão quatro fases: capacitação à distância, módulo em Stanford (agendado para agosto), monitoramento (quatro semanas) e módulo em Belo Horizonte (a ser realizado em setembro).

O Estado de Minas Gerais foi selecionado para firmar essa parceria em virtude do atual cenário. O setor de TI de Minas reúne mais de 6.000 empresas, ou seja, 8% do total nacional, e emprega um contingente de aproximadamente 55 mil pessoas. A receita líquida é estimada em R$ 3,7 bilhões/ano, o que corresponde a 5% do total nacional e 0,8% do Produto Interno Bruto do Estado.

Mais informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.mgti.org.br/stanford.