FecharX

Museu Brasileiro do Futebol reabre no Mineirão

Nova sala “Os Imortais” marca a comemoração do aniversário do Gigante da Pampulha



Créditos da imagem: Divulgação
Main mbf i7 minas arena2 20140904123717
Nova sala no MBF faz homenagem aos imortais do futebol
Redação Sou BH
04/09/14 às 12:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:39

Kafunga; Djalma Santos, Procópio, Luisinho e Cincunegui; Juca Show, Marta, Zico e Tostão; Arthur Friedenreich e Romário. Técnico: Yustrich. Essa é a escalação de um dos times de craques de diferentes épocas exposta na sala “Os Imortais do Futebol”, uma das novidades da nova expansão do Museu Brasileiro do Futebol (MBF), que será reaberto oficialmente na sexta-feira (5), dia do aniversário de 49 anos do Mineirão. Na sexta-feira acontecerá também o lançamento oficial da abertura das comemorações dos 50 anos do estádio, a ser celebrado em setembro de 2015.

A sala “Os Imortais” foi criada para resgatar a história de grandes personalidades do futebol brasileiro e apresenta, além do primeiro time fictício citado, outras duas escalações com alguns dos melhores jogadores de épocas distintas da nossa história. A ala conta também com fichas biográficas de 150 jogadores das eras Pré-Pelé (1900-1970) e Pós-Pelé (1971-2014), além de 36 biografias expandidas por meio de hologramas.

A crônica esportiva, que teve papel fundamental para a construção do Mineirão, também foi homenageada. A sala “De Olho na Bola” é dedicada às mídias impressa, radiofônica, televisiva e internet. O espaço reproduz o ambiente de uma redação, com máquinas de escrever, além de contar também com mesas de som e microfones que foram utilizados nos primeiros anos do Mineirão e hoje fazem parte do acervo do museu. Imagens de capas de jornais das décadas de 1910 a 1950 decoram o ambiente. Segundo o coordenador do MBF, Thiago Costa, o espaço é uma homenagem aos cronistas. “Se o esporte tem a popularidade de hoje, deve-se em muito a estes profissionais, que conseguiram traduzir a paixão esportiva do torcedor”, define.

A sala conta ainda com computadores para que os visitantes possam relembrar narrações memoráveis de partidas históricas de futebol, na voz de locutores da Rádio Itatiaia. O espaço possui livros antigos, exemplares de revistas como Placar e O Cruzeiro (Brasil), El Gráfico (Argentina), Onze (França) e World Soccer (Inglaterra), itens da coleção de Gerson Sabino, irmão do escritor e jornalista mineiro Fernando Sabino. Em uma das paredes, são projetadas notícias esportivas em tempo real.

Além da área expositiva, o MBF inaugura um auditório com capacidade para 96 pessoas, totalmente equipado para receber eventos culturais e educativos, como palestras, debates e cursos. Com a nova expansão, o MBF, alcançará 1,5 mil metros quadrados de área expositiva. “O MBF simboliza uma maneira de preservar o futebol como fenômeno cultural, colaborando para a formação da identidade do Brasil e de Minas Gerais”, finaliza Costa.

Foram recebidos cerca de 80 mil visitantes desde o início das atividades da Visita Guiada e do Museu Brasileiro do Futebol, em março de 2013, até maio deste ano, quando as atrações foram suspensas em função da Copa do Mundo. A expectativa é que até o final de 2014 seja registrada uma média de sete mil pessoas por mês nas duas atividades, o que fará com que o ano seja concluído com aproximadamente 65 mil visitas.

As visitas ao espaço funcionarão normalmente para o público a partir do sábado (6). O horário de funcionamento do MBF é de terça a sexta, de 9h às 17h, e sábado e domingo, de 9h as 13h, exceto em dias de jogos.  A visita guiada ao estádio funciona normalmente. A marcação de visitas para grupos acima de dez pessoas deve ser feita por meio do telefone (31) 3499.4312 ou pelo e-mail museu@minasarena.com.br. O valor da entrada para cada uma das atrações é R$ 8, e o pacote para visitar o MBF e o estádio custa R$ 14, com meia-entrada disponível para ambos.