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Preços de bebidas variam mais de 140% na RMBH

<p>Constatação é do Procon Assembleia, que comparou preços em 16 estabelecimentos e pesquisou 85 produtos</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

O consumidor mineiro deve tomar cuidado na hora de comprar bebidas para o Natal e Ano Novo. Na Grande Belo Horizonte, a diferença de preços de um mesmo produto pode variar até 142,86%. É o que constatou pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 16 e 17 deste mês, em 16 estabelecimentos da capital e região metropolitana. Foram analisados 85 produtos.

As maiores variações nos preços de bebidas foram verificadas entre as cervejas e os refrigerantes. A lata de 355 ml da cerveja Devassa chega a variar até 134,23%; a Skol alcança 93,96%; e a Bavaria, 90,38%. Mas no quesito variação nenhum produto supera o Guaraná Kuat, que chega a custar até 142,86% a mais em alguns estabelecimentos. O da marca Antarctica pode variar até 94,22% e a Pepsi, até 91,19%.

Entre os vinhos, também é grande a variação de preços. O Benjamin, tipo Cabernet Souvignon, chega a variar 97,25% e o Santa Carolina, mesmo tipo de uva, 97,12%. O tradicional vinho português Periquita também apresentou uma variação grande: até 76,41%. Entre os espumantes, a variação também foi muito expressiva: 85,02% no caso do Santon ? Brut; 60,68% para o Chandon ? Brut; e 54,75% para o Salton Demi-Sec ? Brasil.

As variações também atingiram diversas marcas de licor, rum, vodka e whisky. O licor irlandês da marca Carolans registra um percentual de variação de quase 100% (96,75%) entre os diversos estabelecimentos. O Amaretto, brasileiro, chega a 82,00% e o tradicional Frangelico, italiano, a 72,22%.

O rum da marca Havanna Club Anejo Blanc varia até 75,44%; o Bacardi Prata e o Bacardi Carta Ouro, brasileiros, chegam a 52,84%. Entre as vodkas, a variação registrada foi de 85,50% para a marca Ice Smirnoff; de 70,62% para a Smirnoff; e de 67,55% para a marca Orloff. Os whiskies registraram variação de 78,32% (Bells, brasileiro), 73,56% (Ballantine's 12 anos) e 71,97% (Passaport, brasileiro).

No comparativo de 2013 em relação a 2012, o Procon Assembleia identificou que, entre as bebidas, o aumento geral do preço médio foi cerca de 11,42%. As que mais contribuíram para o aumento do preço médio anual foram os espumantes, com 18,64%, e os refrigerantes, com 18,48%. O aumento dos preços por grupos de produtos pesquisados, na comparação com o ano passado, foi o seguinte: vinho (10,66%), espumante (18,64%), licor (17,92%), rum (4,09%), vodka (0,35%), whisky (8,28%), cerveja (9,95%) e refrigerante (18,48%).

Consulte aqui pesquisa completa do Procon.