FecharX

Produtos e serviços sem impostos no dia 22

<p>BH recebe pela 8ª vez o Dia da Liberdade de Impostos, promovidos pela CDL/BH</p>



Créditos da imagem:
Main 2005 cdl
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Empresários do setor de comércio e serviços escolheram a próxima quinta-feira (22) como o Dia da Liberdade de Impostos, data para manifestação contra a alta carga tributária brasileira. Neste dia, diversos produtos e serviços serão comercializados sem o imposto e o consumidor poderá adquirir gasolina, toalha, roupas, chinelo, escova de dente, balde de cloro, almoço, petisco, dentre outros itens.

O evento marca simbolicamente a data em que os brasileiros passam a trabalhar para proveito próprio, já que antes disso todo o valor recebido era destinado ao pagamento de tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelo governo federal, estadual e municipal.

Além de Belo Horizonte, o Dia da Liberdade de Impostos será realizado Brasília (DF), Manaus (AM), Vitória (ES), Caxias do Sul (RS), Brusque (SC), Chapecó (SC), Santa Rosa do Sul (SC), Lages (SC), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Resende (RJ).

Nesta 8ª edição na capital mineira,  o evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pelo Centro de Desenvolvimento Lojista Jovem (CDL Jovem). O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, explica que o objetivo da data é conscientizar a população sobre a grande carga de impostos que incide, direta e indiretamente, sobre sua renda. ?Na teoria, todos os impostos arrecadados nas três esferas do governo ? federal, estadual e municipal ? deveriam voltar para a sociedade em forma de serviços públicos. Mas não é isto o que sempre acontece. Na maioria das vezes, além do pagamento dos impostos, o cidadão tem que tirar do próprio bolso recursos para ter acesso a serviços básicos, como educação, saúde e segurança?, disse.
 
Prova disto é uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) que teve como objetivo avaliar o retorno dos impostos para o bem estar da sociedade em 30 países. E pela quinta vez consecutiva, o  Brasil foi considerado como a nação que proporciona o pior retorno de valores arrecadados como tributos em qualidade de vida para sua população. O Brasil fica atrás até dos vizinhos latino-americanos. O Uruguai ficou na 12ª. posição, e a Argentina ocupou o 24º. lugar no ranking.

Como nas edições anteriores, um posto da capital mineira venderá gasolina a R$ 1,842 o litro, ou seja, com o desconto de 36% dos tributos diretos incidentes no produto, pagos pelo patrocinador. O posto participante é o Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto). A ação é limitada a 102 automóveis e 120 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas.
 
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fernando Júnior, adverte que os impostos consomem, em média, 32% de tudo o que as pessoas gastam com alimentação fora do lar. ?Os bares e restaurantes, muitas vezes vistos como ?vilões? pelos preços praticados, são reféns de astronômicos tributos diretos e indiretos e poderiam oferecer produtos com preço bem mais baixo se não tivéssemos uma carga tributária excessivamente onerosa, que prejudica não só o setor de alimentação fora do lar, como inibe o crescimento do nosso país?, afirmou.
 
Quem comparecer ao posto no dia 22 também poderá conferir como é complicada a legislação tributária brasileira. Toda a burocracia da legislação foi colocada no papel, item por item, portaria por portaria, pelo advogado tributarista Vinicios Leoncio de Belo Horizonte. O resultado é um livro de 7,5 toneladas com 43.216 páginas, cada uma delas com 2,2 metros de altura por 1,4 metro de largura, que recebeu o título de "Pátria Amada".