FecharX

Vacinas custam até 41% mais em relação ao ano de 2013

Variação pode ser explicado pela alta do dólar e aumento dos custos operacionais



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 155853 shutterstock 236173498
Colocar o cartão de vacinação em dia pode estar até 41% mais caro
Redação Sou BH
28/04/15 às 15:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

No último ano, quem precisou colocar em dia o cartão de vacinação notou um aumento considerável no custo das doses. Vacinas contra tuberculose, hepatite, pneumonia e outras doenças sofreram aumentos de até cerca de 41% em relação ao ano anterior. De um lugar ao outro, a mesma dose pode custar até 220% a mais.

Entre os motivos apontados para a variação, está a alta do dólar e dos custos operacionais. Para o consumidor, o aumento dos preços é fortemente sentido, uma vez que estar com o calendário de vacinação em dia é de suma importância, principalmente para crianças. Apesar do aumento ser generalizado, ainda há grandes diferenças nos preços comparados de um laboratório pra outro, cabe ao consumidor pesquisar e escolher a opção mais cabível.

No levantamento, realizado pelo site Mercado Mineiro, 24 vacinas foram pesquisadas e, entre elas, apenas uma, a Influenza, sofreu baixa no preço, ficando, em média, 15% mais barata. 

O aumento dos preços das vacinas segue uma tendência universal entre os produtos importados, que têm, agora, preços mais altos devido à alta do dólar. O reajuste das tarifas de energia elétrica também implicam em um aumento nos custos operacionais das vacinas, uma vez que elas têm que ser conservadas em geladeira.