FecharX

Vagas temporárias devem crescer até 4% em BH

<p>A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) é de que sejam abertas 9.402 vagas contratações para o Natal</p>



Créditos da imagem: Shutterstock
Main roupas
Shutterstock
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

O Natal é a melhor data em vendas para o comércio. Com a aproximação dessa época do ano, os lojistas se preparam para atender a demanda aquecida, ampliando o quadro de funcionários. Segundo estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), as contratações temporárias para o Natal de 2013 devem apresentar crescimento entre 3% a 4% em relação ao ano anterior.

O número total de contratações deste ano deve variar entre 9.312 a 9.402 vagas. Em 2012, o comércio varejista contratou 9.041 funcionários temporários. ?As perspectivas para este fim de ano estão mais moderadas, quando comparadas com 2012, porém estamos otimistas quanto ao bom desempenho do comércio?, afirmou o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.

Do total de temporários para este ano, a expectativa é que 20% deles sejam efetivados. ?A possibilidade de contratação permanente acaba elevando o nível de exigência das empresas. Para a venda de produtos mais sofisticados, como os de tecnologia, a exigência é maior?, afirmou o presidente da CDL/BH.

Tradicionalmente, o período das contratações temporárias se inicia no mês de outubro estendendo-se até depois do Natal, considerando o bom movimento das vendas referente ao Ano Novo. ?Além disso, os temporários continuam sendo necessários por mais um tempo no comércio devido o grande número de consumidores que retornam às lojas para efetuarem as trocas de produtos e também à necessidade de cobrir férias de empregados fixos?, salientou o presidente da CDL/BH.

O número de profissionais temporários para cada loja depende de fatores como o ponto comercial, o tipo de produto vendido e promoções. Cerca de 90%das ofertas para empregos temporários de Natal são para as funções de vendedores, estoquistas, promotores, demonstradores, degustadores, repositores, caixas, auxiliares de crédito e para call center , afirmou Falci.

Geralmente, o perfil solicitado é de candidatos com idade superior a 18 anos, que tenham disponibilidade de horário ? inclusive finais de semana e feriados - ensino médio completo, boa comunicação, simpatia e boa apresentação.

Foto: Shutterstock