FecharX

Venda do Dia dos Pais foi a pior em 3 anos

<p>Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (12) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 8 compras
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliam que este Dia dos Pais apresentou o pior resultado dos últimos três anos em relação ao desempenho das vendas a prazo. De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (12), as vendas a prazo cresceram 3,78% no período ante o ano passado. Em 2012, o crescimento tinha sido de 4,75% e ainda mais forte em anos anteriores: 6,86% em 2011 e 10% em 2010. O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto, ou seja, na semana que antecedeu a data comemorativa.

"Alta dos juros e baixa empregabilidade foram os responsáveis pela desaceleração do setor", cita nota à imprensa da CNDL e SPC divulgada há pouco. Mas não houve surpresa. Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes. "O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro", disse Pellizzaro Junior.

Os produtos mais procurados neste Dia dos Pais foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos.

Estadão Conteúdo