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Vendas caem durante a Copa das Confederações

<p>Apenas 13,9% dos comerciantes entrevistados afirmaram que houve aumento nas vendas</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:54

A Copa das Confederações aconteceu enquanto as manifestações tomavam conta do país. Com o intuito de diagnosticar como foram as vendas no comércio durante esse período e quais são as expectativas para a Copa do Mundo, em 2014, a Fecomércio/MG realizou uma pesquisa com os empresários da capital mineira e identificou que 50,5% dos entrevistados tiveram algum prejuízo durante a realização do megaevento na cidade. Para 32,4%, esse prejuízo foi de 20% a 50%; e para 26,1% a perda foi entre 10% e 20%.

Segundo a pesquisa, as vendas não foram positivas para 86,1% dos entrevistados. Apenas 13,9% disseram que houve aumento nas vendas. Desses, 59,5% afirmaram que o aumento foi de até 10%; 35,7% tiveram um aumento de 10% a 20%; e 4,8% um aumento de 20% a 50%. A maior causa da queda nas vendas durante a Copa, de acordo com 46,9% dos empresários entrevistados, foram as manifestações. Também foram citados o menor fluxo de pessoas na região (25,8%), a insegurança nas ruas (11,3%) e o trânsito (11,0%).

Para a Copa do Mundo de 2014, 31,8% que disseram que vão investir, seja em preços promocionais para atrair o consumidor (29,0%), mix de produtos (20,6%), visibilidade da loja (17,8%), brindes e kits para a data (10,3%), e atendimento diferenciado para incrementar as vendas (6,5%); Dos 68,2% dos empresários que não pretendem fazer investimentos, 41,7% responderam que o baixo fluxo de turistas na cidade é um fator desestimulante. Outros 26,2% foram desanimados pelas manifestações e 16,5% disseram que foi a infraestrutura da cidade.

Com Fecomércio/MG