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Verão impulsiona a procura por clubes

Outro movimento observado é o de associados inadimplentes acertando débitos para voltarem a usufruir da cota



Créditos da imagem: Banco de Imagens
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Verão só começa em dezembro
Redação Sou BH
29/10/15 às 16:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Por Carla Silva, do Jornal O Diário do Comércio

Ainda nem é verão, mas a Capital já enfrenta um calor tão forte que está provocando uma verdadeira corrida para os clubes da cidade. Dados de mercado revelam um crescimento de até 400% no volume de sócios freqüentando os clubes diariamente, na comparação com os meses mais frios. Outro movimento observado é o de associados inadimplentes acertando os débitos pendentes para voltarem a usufruir da cota, além do leve aumento na busca por novas cotas.

Localizado na orla da Lagoa da Pampulha, o Clube Belo Horizonte teve uma procura tão alta nos últimos meses que já está limitando a venda de convites e até de cotas para esse período. De acordo com o presidente, Carlos Caixeta, a movimentação de sócios freqüentes no clube aumentou quatro vezes nos últimos meses e a venda de cotas cresceu 10% em relação aos meses do outono e inverno. "No inverno, muita gente paga condomínio, mas não freqüenta o clube. Mas quando chega o calor todo mundo aparece", afirma.

Além da venda das cotas, cresceu também a demanda por espaços no clube, como salão de festas e quiosques. De acordo com Caixeta, os clientes estão aproveitando o calor para fazer mais eventos, como churrasco em família e aniversários no clube. "Eles vão com o objetivo de fazer reuniões entre amigos e família, mas também querem aproveitar a piscina nesse calor", explica.

Segundo o presidente, 2015 já vinha sendo um ano melhor que 2014, devido a algumas melhorias realizadas. Ele acredita que o Clube Belo Horizonte vai fechar o ano com 40% de crescimento em relação ao ano passado. "Melhoramos a comunicação, nosso site e também a oferta de atividades, como aulas de dança, hidroginástica, karatê e judô", diz.

O Clube Belo Horizonte possui três piscinas em tamanhos diferentes, oito quiosques, salão de festa, lanchonete e quadra de peteca - de grama sintética e de areia. A cota de sócio-proprietário, que dá direito a dois convites por mês, custa R$ 3 mil. Há, ainda, a opção de cota de contribuintes, que não dá direito a convites e custa R$ 1.500. A mensalidade é a partir de R$ 80.

No Olympico Club, que fica no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a chegada do calor trouxe fôlego à venda de cotas que estavam disponíveis. Aproveitando o momento propício, o clube lançou uma promoção, reduzindo de R$ 9 mil para R$ 4 mil o valor de 60 cotas. De acordo com o presidente, Nismar Alves dos Reis, o desconto aumentou em até cinco vezes procura pelo clube.

A movimentação no Olympico também ficou maior nos últimos meses. Segundo o presidente, o número de sócios freqüentes mais que dobrou em relação aos meses anteriores, principalmente no fim de semana. O presidente afirma que a primavera com altas temperaturas ajudou a atrair clientes. Mas ele afirma que os resultados não dependem só do clima ou da temperatura.

"A situação política e econômica do País também pode repercutir, gerando inadimplência, por exemplo. Nosso clube é bastante tradicional e não costumamos ter problema com isso, mas 2015 foi um pouco diferente: o inverno desse ano registrou mais inadimplentes do que no ano passado", afirma. O Olympico, com 1.700 cotistas, possui quatro piscinas, saunas, quadras de tênis, ginásio, salão de festa, sala de jogos, playground e lanchonetes. Além da cota promocional de R$ 4 mil, o clube cobra um condomínio a partir de R$ 190.

Tradição - A primavera quente que atingiu a Capital também mudou o comportamento dos sócios do Pampulha Iate Clube (PIC Pampulha). De acordo com o vice-presidente, Antônio Márcio Ribeiro de Godoi, o clube tem registrado forte movimento de segunda a domingo nos últimos meses. "Antes, o clube ficava mais cheio nos fins de semana e nas terças e quintas, que são dias que têm atividades esportivas no PIC. Mas nas últimas semanas até as segundas, quartas e sextas a procura é grande", afirma.

De acordo com ele, o movimento de sócios no clube cresceu cerca de 40% em relação aos meses anteriores, o que refletiu no aumento do consumo interno. Segundo Godoi, o faturamento dos restaurantes chegou a aumentar até 100%, resultado do maior consumo de bebidas refrescantes, como cerveja, refrigerantes e água. "Além disso, se em um fim de semana os restaurantes serviam 300 refeições, nas últimas semanas essa quantidade aumentou para quase mil", diz.

O vice-presidente afirma que, se o clima continuar dessa forma por mais tempo, o clube terá um 2015 melhor que 2014. Mas ele afirma que não é possível prever isso, pois há o período de chuvas em novembro, que afasta os clientes. De acordo com ele, atualmente o PIC Pampulha tem 4.400 cotas, mas apenas metade delas são ativas. Nesse fim de ano, o clube tem investido em comunicação a fim de aumentar o número de cotistas em pelo menos 25% até o fim do ano. "Estamos lançando mala-direta, convidando novos sócios e estimulando o inadimplente a voltar para compensar a perda que tivemos no inverno", afirma.