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WhatsApp ganha a preferência dos empreendedores mineiros

Marketing digital pelo aplicativo é boa estratégia para pequenos negócios e deve ser bem administrado



Créditos da imagem: bangoland/Shutterstock.com
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Redação Sou BH
01/10/18 às 13:37
Atualizado em 11/02/19 às 19:10

WhatsApp ganha a preferência dos empreendedores mineiros

Marketing digital pelo aplicativo é boa estratégia para pequenos negócios e deve ser bem administrado

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos empreendedores de pequenos negócios em Minas Gerais. É o que revela a pesquisa Transformação Digital nas MPE, divulgada pelo Sebrae. O app de troca de mensagens já é usado em 70% das Micros e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEI) no estado, principalmente para: divulgar produtos e serviços (57%), atender clientes (53%) e vender (42%).

O Facebook é o segundo utilitário mais acessado pelos pequenos negócios mineiros. Entre os entrevistados, 25% disseram ter um site da empresa e 11% deles vendem pela internet.

Esse cenário comprova que o marketing digital vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo empresarial. Seja no ambiente das redes sociais, pelos aplicativos e marketplaces, ou por e-mail, o mundo virtual é, hoje, uma boa ferramenta para se aproximar dos consumidores.

Para a analista do Sebrae Minas Paula Bento, empresários de qualquer segmento podem apostar nessa estratégia. Para isso, basta definir o objetivo: vender pela internet, relacionar-se com o cliente ou construir a reputação da marca. “O primeiro passo é fazer um planejamento, incluindo informações sobre o seu público, quais canais de divulgação serão utilizados, conteúdo entregue ao consumidor, valor do investimento e resultados previstos com a ação.”

Outro atrativo dos meios digitais é o custo. A estratégia é bastante acessível financeiramente, e o investimento pode ser direcionado para anúncios e contratação de equipe de produção de conteúdo e gestão dos canais on-line. No caso de anúncios nas redes sociais mais conhecidas (Facebook e Instagram), é possível realizar uma campanha patrocinada com valores a partir de US$ 0,50 por dia.

Porém, é importante buscar diferenciais para ganhar a confiança do consumidor. “A produção de conteúdos relevantes e a satisfação do cliente são fundamentais. Mas se o empreendedor não tiver familiaridade com o ambiente virtual, é melhor delegar a função a um colaborador capacitado ou prestador de serviço”, conclui Paula.

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