FecharX

Time belo-horizontino ganha o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Gay

O torneio aconteceu sábado passado no Rio de Janeiro, com a participação de 8 equipes em prol da mesma causa: respeito



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
01/12/17 às 21:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:14


Divulgação/Bharbixas/Facebook

Por Bruna Alvarenga

Champions LiGay. Esse é o nome do Campeonato Brasileiro de Futebol Gay, uma alusão bem-humorada ao principalmente torneio de clubes de futebol, a Champions League. A primeira edição da disputa, criada especialmente para promover a inclusão e combater o preconceito, foi realizada na última semana e teve como campeão um time de Belo Horizonte, o Bharbixas.

Os belo-horizontinos bateram os cariocas BeesCats na final, no último sábado (25), após disputa de pênaltis. Detalhe: os adversários jogaram dentro de casa, já que a competição foi realizada no Rio de Janeiro. Ao todo, oito equipes disputaram o caneco.

Não que a taça não seja importante, mas o que está em jogo, principalmente, na Champions LiGay é a luta pela tolerância justamente em um dos esportes mais machistas e populares. "
Bharbixas preza pelo respeito e pela diversidade. No time tem gay, tem bi, tem trans, tem branco, negro, gordo, magro... Respeito em primeiro lugar”, reforça ao SouBH Leonardo Machado, responsável pelo marketing e comunicação da equipe.

O time foi criado em Belo Horizonte há apenas cinco meses. O fundador, Gustavo Mendes, viu um time de São Paulo atuando pela televisão e decidiu trazer a ideia para a capital mineira. Hoje, o Bharbixas já conta com mais de 50 atletas, dos quais 16 participaram do torneio. Os treinos acontecem todos os fins de semana no bairro Floresta. Quem tiver interesse em participar, é só entrar em contato com 
equipe.

E a Champions LiGay já tem até data e local definidos para a segunda edição. O campeonato que promove a inclusão de todos no esporte mais conhecido no Brasil será realizado em Porto Alegre, no dia 14 de abril do ano que vem. O Bharbixas já tem participação confirmada para buscar o bicampeonato.

Vai perder esse lacre?