FecharX

5 bares antigos de BH

Com mais de 50 anos de história, estabelecimentos reúnem clientes de todas as idades



Créditos da imagem: Divulgação
Main 140251 cantina do lucas
A Cantina do Lucas no Maletta é um dos bares mais antigos da capital
Redação Sou BH
06/01/16 às 14:03

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Todo mineiro que se preze, já ouviu várias vezes a frase: “já que Minas não tem mar, eu vou pro bar”. E, talvez seja por isso, que a capital mineira reúna estabelecimentos com mais de 50 anos de história e tradição. Seja com mesas na calçada ou cadeiras no balcão, os bares de BH são opções de lazer e diversão dos belo-horizontinos. Pensando nisso, listamos alguns estabelecimentos mais antigos da capital, que fazem sucesso pela qualidade, tempo e tradição. Vem ver!

Bar do Orlando
Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza | (31) 3481-2752

Ele foi inaugurado em 1919, como uma loja de artigos para pesca. Localizado em um ponto tradicional do bairro Santa Tereza, hoje o bar está no grupo seleto de tradições belo-horizontinas, além de ser tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Dos tempos de armarinho, ainda estão na casa prateleiras que exibem artigos de mercearia, como enlatados e produtos de limpeza.

Café Bahia
Rua Tupis, 369 – Centro | (31) 3274-4530

De 1937 pra cá, muita coisa mudou pela cidade. Porém, o Café Bahia continua fazendo sucesso entre a clientela, com os famosos petiscos e a cerveja geladinha. Na cozinha, José Renato está há quarenta anos no comando do fogão e, como não pode faltar, a famosa cachaça está sempre a postos para ser servida.

Café Palhares
Rua Tupinambás, 638 – Centro | (31) 3201-1841

Ele funciona desde 1938 no mesmo endereço, bem no centro da capital. O bar, que é conhecido como referência gastronômica mineira, tem como carro chefe o “kaol”, prato servido com arroz, couve, farofa, ovo, molho, torresmo e linguiça (ou outra carne), acompanhado pela típica cachaça mineira. Além disso, cervejas e chope para completar os tira-gostos.

Tip Top
Rua Rio de Janeiro, 1770 – Lourdes | (31) 3275-1880

Não dá para dispensar o mexidão do Tip Top. O bar, que tem quase 90 anos de existência (foi fundado em 1929), tem nome que faz referência a uma gíria muito usada nos anos 20 e 30, que significa “tudo bem”. Inspirados na cozinha alemã, os pratos que saem da cozinha agradam a todos os gostos.

Cantina do Lucas
Av. Augusto de Lima, 233 - loja 18 – Centro | (31) 3226-7153

Inaugurado em 1962, o restaurante é um dos lugares preferidos de artistas e turistas que passam por BH. Localizada no emblemático Edifício Maletta, a Cantina do Lucas oferece várias opções em seu cardápio, além de uma extensa carta de vinhos e outras bebidas. Tradicional em BH, o local é conhecido pela boemia e pelo clima aconchegante.

E aí? Tem algum bar antigo perto da sua casa e que não está nessa lista? Divida com a gente nos comentários!