FecharX

Bienal da Gastronomia busca consolidar identidade culinária de BH

Iniciativa, em sua primeira edição, acontece de 16 a 31 de outubro



Créditos da imagem: Qu4rto Studio
Main unnamed  10
Objetivo da Bienal é fortalecer e valorizar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a BH pela Unesco
Redação Sou BH
16/10/23 às 07:59
Atualizado em 16/10/23 às 07:59

A 1ª Edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece de 16 a 31 de outubro, promete duas semanas repletas de atividades gratuitas que envolvem palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais em diversos locais da cidade. O objetivo é fortalecer e valorizar o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido a BH pela Unesco.

“A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para fortalecer a capital mineira como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul. Durante 15 dias, nossa cidade receberá grandes profissionais e personalidades renomadas da gastronomia mundial. O intercâmbio e a cooperação entre esses importantes atores desenvolvem ainda mais a gastronomia e as práticas alimentares no município.  Com a consolidação do título de Belo Horizonte como Cidade Criativa pela Unesco, nós, do poder público, seguiremos trabalhando para a preservação da cultura gastronômica local e o fomento da cadeia produtiva do setor”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

O evento será inaugurado nesta segunda-feira, Dia Mundial da Alimentação, com uma Cerimônia de Abertura no Teatro Francisco Nunes. Um dos destaques da programação é o projeto "Panelas Abertas", realizado em parceria com o Sebrae em Minas Gerais, que acontecerá de 17 a 26 de outubro. A iniciativa, exclusiva para convidados, promoverá o intercâmbio de experiências entre chefs de cozinha e estudantes da área, empreendedores, jornalistas e influenciadores gastronômicos, proporcionando a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios gastronômicos. 

Entre as ações que serão realizadas está a identificação e definição de 20 estabelecimentos gastronômicos de Belo Horizonte que passarão a integrar o projeto ‘Bares Notáveis’. A iniciativa, realizada pela Belotur em conjunto com Sebrae-MG, tem o objetivo de valorizar o patrimônio material e imaterial, assim como a oferta gastronômica da cidade, colocando em evidência esses estabelecimentos. 

O projeto é inspirado e adaptado da versão original da Argentina, chamado ‘Bares Notables’, política instituída pelo Ministério da Cultura da Argentina que busca valorizar e apoiar bares e cafés notáveis de Buenos Aires, reconhecidos pela sua antiguidade, cultura e relevância social, fazendo parte do patrimônio cultural da cidade. A ação tem seu término previsto para o dia 12 de dezembro, aniversário de Belo Horizonte. 

Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Bienal receberá o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Este evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte, com o tema "O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis". O objetivo é debater a importância de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável em todos os seus aspectos, desde a produção até a acessibilidade do consumo.

Nos últimos dias da Bienal, nos dias 30 e 31 de outubro, a Belotur promoverá o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH) no Sesc Palladium. Este evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrição, será uma celebração da alimentação e da gastronomia, refletindo a busca de Belo Horizonte como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa.

Além disso, no último dia da Bienal, 31 de outubro, o projeto "Saboreando o Amanhã" tomará conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30. Neste evento, chefs apresentarão um prato típico de Mérida, cidade do México, em um debate sobre as mudanças climáticas no planeta. A ação é gratuita e aberta ao público, com degustação para até 150 pessoas.

Nesta primeira edição, o evento homenageia as guardiãs da cozinha mineira:  Nelsa Trombino (1938-2023), Maria Stella Libânio Christo (1917-2011) e Dona Lucinha (1932-2019).