Comida di Buteco entra na reta final e restam poucos dias para avaliar 121 bares

Concurso fundado em BH chegou a marca recorde de competidores na capital mineira

Créditos da imagem: Arthur Mundim/Divulgação
Pratos como o de Dona Ju Gastrobar disputam o título de melhor tira-gosto do Brasil em concurso de alcance nacional
Redação Sou BH
30/04 às 17:11
Atualizado em 30/04 às 17:11

Berço do Comida di Buteco, BH tem 121 estabelecimentos inscritos na edição deste ano do concurso, o que torna a tarefa de desbravá-los algo aparentemente desafiadora. A disputa, que segue até 5 de maio, tem tema livre e oferece tira-gostos caprichados ao preço fixo de R$ 35 – cada casa escolhe o que vai apresentar e como pretende encantar o paladar dos clientes-jurados. 

    • Veja também: a lista completa dos butecos participantes em BH

Com número recorde de bares competindo na cidade, leitores de Sou BH podem se orientar usando a lista completa de participantes na capital mineira, que inclui estabelecimentos em todas as regionais. Os pratos destacados pela seleção incluem fusão de culinárias regionais, reinvenções de pratos típicos mineiros e aquelas apostas mais seguras, que mantêm o pé fincado na cultura da tradicional cozinha de bares.

Continua depois da publicidade

Como funciona o concurso

Até 5 de maio, o público é convidado a visitar os bares participantes e conhecer os pratos do Comida di Buteco. Depois de cada visita, clientes distribuem notas nas categorias que avaliam atendimento, temperatura da bebida, higiene e, é claro, o petisco de cada lugar. A comida tem o peso de 70% da avaliação, enquanto os demais critérios valem 10% cada um na nota final. Mais de 120 estabelecimentos em BH estão na disputa, que oferece os petiscos ao preço fixo de R$ 35.

Grande vencedor

Além dos frequentadores, os butecos são avaliados por um time de jurados convidados pelo concurso – a nota do júri corresponde à metade da nota final para cada bar, enquanto a opinião do público responde pelos outros 50%. 

Realizada sempre em abril, a primeira etapa do concurso elege os campeões de cada circuito regional. Em seguida, um novo time de jurados avalia os campeões e elege o melhor buteco do Brasil, com a festa de revelação do vencedor marcada para julho em São Paulo.

Rotas dos butecos

Neste ano, o concurso é de tema livre e deixa os bares à vontade para apresentarem suas especialidades ou inovações. Em Minas, além do circuito de BH o Comida di Buteco avalia petiscos e estabelecimentos em Montes Claros, Juiz de Fora e Poços de Caldas, além dos roteiros Uberlândia-Araguari e Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano).