FecharX

Festival de Gastronomia de Tiradentes com data marcada

<p>Edição 2014 do evento será realizada de 22 a 31 de agosto</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2207 festival
Tiradentes receberá jantares, cursos e apresentações musicais e de artes cênicas
Redação Sou BH
18/08/14 às 19:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Em 2014, o já tradicional Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes será realizado de 22 a 31 de agosto. Nesta edição, a equipe da festa percorreu mais de 11 mil quilômetros pelo Brasil, em busca dos ingredientes e produtos típicos das regiões brasileiras. Ao todo, foram 45 dias de entrevistas, com 95 pessoas, em 22 cidades do Amapá, Roraima, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo. Todo o material coletado será transportado para as ruas de Tiradentes em forma de cursos, palestras e degustações.

Desde 2012, o Festival vem investindo no mapeamento da gastronomia nacional, por meio da Expedição Fartura Gastronomia. Em três anos, foram mais de 30 mil quilômetros percorridos, em 17 estados brasileiros. O objetivo, segundo o diretor geral do evento, Rodrigo Ferraz, é pesquisar e levar essa cultura gastronômica para as pessoas. ?Procuramos mostrar um Brasil que as pessoas não conhecem?, destaca.

Para apresentar todo o conteúdo da pesquisa, o Festival preparou, para esta edição do evento, 60 cursos de gastronomia, 74 atrações culturais, 12 jantares (festins) com chefs de renome nacional e internacional, restaurantes na praça, além de lançamentos de livros, exposições e exibições de vídeos.

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes entrou no calendário da cidade mineira em 1998 e elevou o município a uma posição de destaque. Desde então, o evento vem contribuindo para a transformação da economia e movimentando a comunidade local. Só o setor de serviços - restaurantes, pousadas, bares e lojas - cresceu mais de 300% em 10 anos, segundo o IBGE, e já representava, em 2009, mais de 50% do PIB total da cidade.