FecharX

Livro do Festival Fartura conquista Prêmio Jabuti

Com autoria de Rodrigo Ferraz, Guta Chaves e Dolores Freixa, a obra é a primeira mineira a ganhar na categoria Gastronomia



Créditos da imagem: Divulgação
Main 175410 festival fartura 2
Expedição percorreu vários estados em busca da gastronomia brasileira
Redação Sou BH
21/10/14 às 18:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

A obra “Expedição Brasil Gastronômico” (Editora Melhoramentos), de Rodrigo Ferraz, Guta Chaves e Dolores Freixa, foi a grande vencedora do Prêmio Jabuti 2014 na categoria “Melhor livro de Gastronomia”. É a primeira vez que um título mineiro se consagra nesta categoria. Os ganhadores foram conhecidos no dia 16, após apuração dos votos dos jurados na Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo.

A Expedição Brasil Gastronômico é uma realização do projeto Fartura Gastronomia, que há três anos vem investindo fortemente no mapeamento da gastronomia brasileira por meio de uma viagem por várias regiões do país, mostrando seus respectivos produtos, produtores, mercados, chefs e restaurantes.

A publicação é a primeira de uma série e mostra as descobertas de uma equipe que já percorreu, desde 2012, mais de 48 mil quilômetros, em 17 estados tupiniquins. O primeiro volume, que foi o vencedor do Prêmio Jabuti, também foi considerado o segundo melhor livro de gastronomia do mundo, na categoria Culinary travel, pelo Gourmand World Cookbook Awards – o “Oscar” da literatura gastronômica.

“Quisemos mostrar essa cadeia produtiva, que envolve agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços de alimentos e bebidas, que representam um grande valor econômico e cultural do nosso país”, defende Ferraz.

Com informações da assessoria de imprensa.