FecharX

Livro mineiro ganha prêmio internacional considerado o "Oscar" da gastronomia

Minas Gerais – Fazendas e Sabores do Leite é de autoria de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção



Créditos da imagem: Patrícia Soutto Mayor Assumpção e Clesio Barbosa
Main 203720 clesio e patricia foto odilon nicolau
Patrícia Soutto Mayor Assumpção e Clesio Barbosa
Redação Sou BH
25/06/15 às 14:16
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

A culinária mineira ganhou mais um destaque internacional durante o Gourmand Awards, realizado em Yantai, na China. A obra "Minas Gerais - Fazendas e Sabores do Leite" ganhou o prêmio de melhor do mundo na categoria "Cheese-Milk".

O livro é de autoria de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção, e é o terceiro da coleção montada pelos escritores. Tradicionalmente, a categoria era liderada por França, Itália e Holanda, e a escolha de uma obra brasileira para a premiação mais alta foi uma surpresa para todos.

O Gourmand Awards é a mais importante premiação de livros gastronômicos do mundo, com mais de 20 anos de tradição, acontecendo a cada ano em uma cidade diferente. 

"Minas Gerais - Fazendas e Sabores do Leite"

Escrito em português e inglês, o livro é o terceiro da coleção de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção e apresenta um pouco da história das famílias proprietárias de 12 fazendas mineiras produtoras de leite, destacando alguns números e dados econômicos da atividade no estado que mais produz leite no país. 

Cada capítulo do livro traz uma fazenda e receitas de pratos produzidos a partir do leite ou de seus derivados. O livro foi ilustrado com mais de 200 fotos originais - entre receitas, casas sede, paisagens e objetos das fazendas. Os autores, junto com os fotógrafos, viajaram seis mil quilômetros por Minas Gerais para visitar as fazendas, entrevistar famílias e fotografá-las.