FecharX

No Dia Internacional da Cerveja saiba onde tomar a bebida produzida na Grande BH

Minas comemora alta no faturamento e criação de selo de identidade



Créditos da imagem: Divulgação/Backer
Main 144325  dsc5669
Redação Sou BH
03/08/18 às 14:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Já são 85 cervejarias artesanais registradas no estado e uma produção mensal de 1,8 milhões de litros e, segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral (SindBebidas-MG), 60% dessas empresas estão na Grande BH. 

Enquanto o belo-horizontino comemora a variedade de opções, os produtores celebram o crescimento do setor. A previsão para 2018 é de um aumento de 14% em faturamento e produção. “Grande parte desse aumento se deve ao fato das cervejarias artesanais conseguirem, desde janeiro, optar pelo Simples Nacional. Isso é um grande incentivo porque reduz em até 80% o total de impostos que o fabricante paga”, explica Cristiano Lamego, superintendente do SindBebidas-MG. 

De acordo com sommelier de cerveja, Ludmilla Fonttainha, a grande procura dos consumidores incentiva a alta produção das artesanais. “Parte disso a gente tem que agradecer às cervejas que encontramos no supermercado. A partir do momento que a pessoa experimenta a cerveja do supermercado, ela procura o lugar onde beber num bar especifico”, aponta Ludmilla que também é integrante da primeira confraria feminina de cerveja do Brasil, a Confece.

Iniciativas em Minas

O setor de cervejas artesanais está prestes a ganhar um selo de identidade que certificará as produções no estado. A marca será lançada em setembro pelo SindBebidas-MG. Outra medida que promete fomentar o segmento é a criação de uma central coletiva de compras que facilitará a negociação na hora da compra de insumos e matéria-prima, reduzindo os custos para os pequenos produtores.

Veja no mapa onde degustar e conhecer um pouco das cervejas feitas na região metropolitana.