FecharX

Prêmio Cumbucca de Gastronomia abre novos horizontes para o setor em Minas

Com votação popular e participação de júri formado por especialistas, iniciativa visa fortalecer o turismo gastronômico da capital e interior



Créditos da imagem: Edy Fernandes
Main rafael rocha e marcelo wanderley   cre%cc%81dito  edy fernandes
Rafael Rocha e Marcelo Wanderley, respectivamente, curador e realizador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. Crédito: Edy Fernandes
Redação Sou BH
04/10/23 às 13:58
Atualizado em 06/10/23 às 09:12

Fundamental na construção de uma identidade mineira, a culinária do estado ganha um importante ponto de referência com a criação do Prêmio Cumbucca de Gastronomia, lançado nesta terça-feira (3/10) no Novotel Savassi. Potência nacional do turismo gastronômico, Belo Horizonte será palco da mobilização de consumidores e especialistas, que vão eleger os destaques do ano no setor, envolvendo profissionais, empreendimentos, produtos e iniciativas – cerca de 700 estabelecimentos na capital mineira e região foram mapeados durante o projeto. 

Realizada pela Cumbucca, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a iniciativa se propõe a realizar um amplo levantamento do cenário gastronômico, incluindo categorias inéditas que serão decididas pela escolha popular, como torresmo, beira de estrada e influencer de gastronomia. Os jurados também vão apontar suas preferências em categorias como ícone de BH, estufa, fora da rota e PF. Ações que prezam pela equidade serão contempladas na categoria “diversidade”, além de melhor chef mulher. Ao todo, serão premiadas iniciativas, pessoas e estabelecimentos em 50 categorias.

Um estado com tantas riquezas quando se fala em cultura alimentar precisa de um prêmio de relevo que celebre suas ações mais inspiradoras, conforme defende o produtor cultural Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio. “Belo Horizonte é uma capital gastronômica, e Minas Gerais é um dos estados onde se come melhor no Brasil. Esse potencial é incalculável. Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”.

Curador do prêmio, o jornalista Rafael Rocha destaca a intenção de alongar o apetite gastronômico para além dos principais centros econômicos, o que amplia o desenvolvimento do setor e democratiza o acesso. “Queremos abranger iniciativas gastronômicas que nem sempre estão nos holofotes da mídia, tanto na capital quanto no interior do estado. BH é imensa, Minas é gigantesca e nosso trabalho é infinito”.

Votação do público e categorias inéditas

O público poderá votar na maior parte das 50 categorias, entre 3 e 24 de outubro, pelo site da plataforma Cumbucca, sob auditoria da empresa Track.co. A grande noite de premiação acontece em 21 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A participação popular fará toda a diferença na avaliação de cada recorte da cena gastronômica na capital. Entre os bares, será possível votar em Melhor bar; Boteco; Gastrobar; Cervejaria e choperia; Bartender; Carta de cachaça; Petisco; Personalidade cervejeira; Carta de drinques; Fim de noite e Estufa. 

Os restaurantes serão analisados nas categorias Chef homem; Chef mulher; Chef revelação; Sommelier; Garçom; Mâitre e em suas especialidades: Contemporâneo; Italiano; Asiático; Cozinha internacional; Carnes e parrilla; Cozinha brasileira; Pizzaria; Comida saudável e Variado. 

Entre doces e lanches, o convite é para eleger os melhores em Cafeteria; Doceria; Sorveteria; Padaria; Sanduíche; Brunch e Empório mineiro. Ainda passam pelos votos do público as categorias Novidade do ano; Ícone de BH; Fora da rota; PF e Pão de queijo. 

Júri especializado

A votação da audiência será somada às notas do júri convidado, formado por 30 nomes que frequentam a cena gastronômica de BH, entre personalidades, jornalistas, influenciadores e formadores de opinião. Os nomes dos jurados e seus respectivos votos serão mantidos em sigilo até o dia da premiação. Quatro vencedores serão escolhidos exclusivamente pelo voto do público, sem participação do júri, nas categorias Torresmo; Beira de estrada; Salgado e Influenciador da gastronomia. 

Aposta na diversidade e Cumbucca de Ouro

Outros cinco troféus serão concedidos diretamente pela curadoria da premiação, que contará com colaboração de instituições governamentais e do terceiro setor para escolher o que há de mais relevante Economia criativa, Diversidade e Evento do ano. 

Para contemplar a fervilhante agenda de ações realizadas no interior, a categoria “cidade gastronômica” irá premiar o município mineiro que teve atuação mais destacada na defesa, incentivo e fomento de seu cenário gastronômico.

Na categoria “cozinha mineira patrimônio”, será contemplada a melhor iniciativa na defesa da gastronomia mineira enquanto patrimônio cultural imaterial, com participação da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais na definição do escolhido.

O grande destaque entre os prêmios fica por conta da Cumbucca de Ouro, uma escolha exclusiva da curadoria que vai apontar a personalidade da gastronomia no ano de 2023. A pessoa escolhida recebe um pin de ouro 18k.

Guia Cumbucca

Além de celebrar e homenagear os melhores, o Prêmio Cumbucca de Gastronomia vai promover a publicação do Guia Cumbucca, com uma lista dos "100 lugares que você precisa conhecer em BH" nas versões impressa e digital. 

A Plataforma Cumbucca

Plataforma gastronômica que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. Servimos como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.

Novotel Savassi

Com uma localização privilegiada, na Avenida do Contorno, inaugurado em abril de 2020, o Novotel BH Savassi é um empreendimento inovador e está instalado em um ponto de intensa movimentação cultural e econômica de Belo Horizonte. Além de seus 203 apartamentos, ampla sala de eventos, com seis espaços diferenciados e academia, o hotel tem gastronomia que investe em ingredientes mineiros, servindo aos turistas o melhor da cultura alimentas de Minas Gerais.

Serviço
1º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Votação aberta ao público entre 3/10 e 24/10, pelo site https://cumbucca.com.br/premio-cumbucca-de-gastronomia/
Noite de premiação em 21/11 no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537- Centro, Belo Horizonte)
Realização: Cumbucca (cumbucca.com.br