FecharX

Prêmio Cumbucca de Gastronomia: últimos dias para votar nos melhores de Minas

Cerca de 700 estabelecimentos de Belo Horizonte e região foram mapeados, além de iniciativas e pessoas divididas em 50 categorias



Créditos da imagem: JP Lima e Francisco Dumont
Main cre%cc%81dito jp lima e francisco dumont
O intuito do Prêmio Cumbucca de Gastronomia é, além de celebrar a excepcionalidade da culinária de Minas Gerais, valorizar aqueles que dedicam seus dias a perpetuar e inovar dentro deste segmento tão vital para a identidade cultural do estado
Redação Sou BH
23/10/23 às 07:09
Atualizado em 23/10/23 às 07:09

Está chegando ao fim a oportunidade de participar do mais amplo reconhecimento gastronômico de Minas Gerais. Até o dia 24 de outubro, o público pode votar e escolher seus favoritos no Prêmio Cumbucca de Gastronomia. A iniciativa, que ressalta o valor e a riqueza da culinária mineira, mapeou aproximadamente 700 estabelecimentos em Belo Horizonte e região.

Realizada pela Cumbucca, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a premiação conta com categorias inéditas que serão decididas pela escolha popular, como torresmo, beira de estrada e influencer de gastronomia. Os jurados também vão apontar suas preferências em categorias como ícone de BH, estufa, fora da rota e PF. Ações que prezam pela equidade serão contempladas na categoria “diversidade”, além de melhor chef mulher. Ao todo, serão premiadas iniciativas, pessoas e estabelecimentos em 50 categorias.

O intuito do Prêmio Cumbucca de Gastronomia é, além de celebrar a excepcionalidade da culinária de Minas Gerais, valorizar aqueles que dedicam seus dias a perpetuar e inovar dentro deste segmento tão vital para a identidade cultural do estado. O alcance da premiação se estende do estabelecimento mais tradicional na capital ao pequeno empreendedor no coração de Minas, garantindo representatividade em cada recorte do cenário gastronômico.

Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, destaca: "É mais do que um prêmio; é uma celebração da paixão, da dedicação e da história que a culinária mineira representa. O Prêmio Cumbucca é a nossa maneira de agradecer e homenagear aqueles que colocam Minas Gerais no mapa gastronômico do Brasil e do mundo."

Para o curador do prêmio, Rafael Rocha, o reconhecimento vai além da comida em si: "Estamos celebrando tradições, inovações e, acima de tudo, as pessoas por trás de cada prato, cada estabelecimento e cada ideia revolucionária no mundo da gastronomia."

Os votos do público serão somados às avaliações de um júri especializado, composto por personalidades que conhecem a fundo a cena gastronômica de Minas Gerais. Os resultados serão anunciados em uma grande noite de premiação, marcada para o dia 21 de novembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Aqueles que desejam votar ainda podem fazê-lo visitando o site oficial do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. Além da premiação, o evento servirá como lançamento do Guia Cumbucca, uma publicação que trará uma lista dos "100 lugares que você precisa conhecer em BH", nas versões impressa e digital. 

Sobre a Plataforma Cumbucca

Uma plataforma gastronômica que atua no ramo de mapeamento, pesquisa e criação de conteúdo multimídia sobre gastronomia em Minas Gerais, a Cumbucca compreende a cultura alimentar como elemento constitutivo fundamental da identidade mineira e nacional. Servimos como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia e do turismo gastronômico de Minas Gerais, com atenção voltada a todos os segmentos dessa complexa cadeia, que envolve o pequeno produtor, indústrias, empresários, consumidores, entre outros.

Serviço
1º Prêmio Cumbucca de Gastronomia
Votação aberta ao público até 24/10, pelo site https://cumbucca.com.br/premi
Noite de premiação em 21/11 no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537- Centro, Belo Horizonte)