FecharX

Queijo de Minas leva medalha de prata em competição internacional

O produto da Serra da Canastra se destacou em competição com 600 tipos do queijo do mundo inteiro



Créditos da imagem: Acervo Embratur
Main 200904 queijo canastra foto acervo embratur
Redação Sou BH
17/06/15 às 20:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:19

O queijo mineiro se destaca mais uma vez no mercado internacional. Desta vez, o produto produzido na Região da Serra da Canastra foi premiado em uma competição realizada na França, levando a medalha de prata na categoria de "massa prensada não cozida de leite cru de vaca". 

O concurso "Mondial du Fromage de Tours" avaliou mais de 600 tipos de queijo, entre eles nosso vencedor mineiro, produzido na fazenda Estância Capim Canastra. O queijo foi levado para a competição por um produtor mineiro que foi ao país para fazer um curso de afinação de queijos. 

Durante a competição, os queijos ficaram dispostos em pratos identificados apenas por numeração, deixando a origem do produto em anonimato. Junto com o produto da Estância Capim Canastra, outros sete tipos feitos no Brasil foram escolhidos para participar da competição.

Em entrevista ao Jornal Estado de Minas, o produtor do queijo medalhista, Guilherme Ferreira, disse que não imaginava que o queijo produzido na fazenda, que assumiu da família, pudesse levar a medalha e que acredita que a premiação vá incentivar os produtores do canastra na região. 

A medalha de prata na França garantiu à Estância Capim Canastra aumento na demanda do produto, com uma lista de espera de 20 dias. Atualmente, a Região da Serra da Canastra conta com cerca de 800 produtores de queijo, mas apenas 40 deles são certificados.

Confira a lista completa de premiados aqui.