FecharX

Rota dos Sabores começa na sexta-feira (22)

Em sua quarta edição, o festival apresenta novidades nos cardápios



Créditos da imagem: Divulgação
Main 2el fuego parrilla y cervecer%c3%ada   picanha mel lima 20140819223812
Prato que concorrerá na 4ª Rota dos Sabores de Nova Lima, Picanha Mel Lima
Redação Sou BH
19/08/14 às 22:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

Começa na sexta-feira (22) e vai até o dia 21 de setembro a 4ª edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores, em Nova Lima.  O evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, reunirá 29 estabelecimentos, o Concurso de Purrinha e Festival de Vinhos e Cervejas Especiais.

Os restaurantes localizados nas Rotas Sede, Honório Bicalho, Vila da Serra, Macacos e 040, que fazem parte dos caminhos de desenvolvimento turístico do município, são os participantes do festival Rota dos Sabores. A principal característica desta edição é a mistura dos paladares da cidade, com ingredientes que fazem parte da culinária nacional e internacional, deixando clara a expertise dos chefs locais. Algumas casas como:  Chalé Santhé, Acervo da Carne e Pimenta Malagueta,  prometem surpreender os paladares mais aguçados.

Ingredientes bem conhecidos de todos os mineiros como queijo, goiabada, mandioca, rapadura, milho verde e broto de feijão estão nas receitas do festival. Além desses itens, está presente o pequi, o bacalhau, o camarão, dentre outros conhecidos, mas que não pertencem ao cotidiano do mineiro.

Festival de Vinhos e Cervejas Especiais

Nesta 4ª do Rota dos Sabores acontecerá o primeiro Festival de Vinhos e Cervejas Especiais, que contará com experiência dos chefes para indicar qual melhor bebida harmonizará com o prato. Os valores variam entre R$15 a R$84,90.

Esta é uma oportunidade para conhecer as cervejas artesanais de Nova Lima. São bebidas caseiras que por serem fabricadas em ambientes pequenos, como a cozinha da casa de seus fabricantes, levam ingredientes inusitados como cravo, casca de laranja, mandioca, rapadura, anis e boldo.

As receitas das bebidas são inspiradas nas produzidas na Alemanha. Algumas das cervejas novalimeses são: MG-30, VMBeer; Pfeiffer Bräu, Cervezehn, Jambreiro, A Nossa Cervejaria, Essebier, Taberna do Vale, Cerveja da Vila, RoterBogen, Gambier, Küd Bier, Macacos, Old Rock Beer.

Premiação e Encerramento

Serão premiados os três estabelecimentos com as melhores notas do júri popular nos quesitos: Sabor do prato, tempo de espera, apresentação, atendimento e higiene. Os melhores garçons também ganharão kits surpresas, juntamente com as cédulas de votação preenchidas corretamente que participarão de um sorteio.

Outros ganhadores dos kits surpresas serão os finalistas do Concurso de Purrinha, que acontece durante todo o festival nos estabelecimentos participantes. A grande final será na festa de encerramento, nos dias 26,27 e 28 de setembro, juntamente com a Festa do Mel 2014.

Mais informações, aqui.