FecharX

Três Marias: o legado das matriarcas da culinária mineira

Documentário celebra a vida e a influência de Maria Stella, Dona Lucinha e Nelsa Trombino



Créditos da imagem: Reprodução/YouTube
Main whatsapp image 2023 10 23 at 07.32.05
"Três Marias" é um tributo que toca o coração, celebrando a jornada, os desafios e as vitórias destas mulheres extraordinárias
Thiago Alves
23/10/23 às 07:33
Atualizado em 23/10/23 às 08:02

A culinária de Minas Gerais é um verdadeiro tesouro nacional, conhecida por suas receitas saborosas, sua hospitalidade e sua rica tradição. Por trás desse legado estão mulheres notáveis que, com paixão e dedicação, ajudaram a moldar e a preservar a cultura alimentar de Minas. O documentário "Três Marias", com direção de Lorena Martins e lançado na 1ª Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, oferece uma visão íntima e inspiradora dessas três matriarcas: Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023).

A constelação Três Marias no céu serve de inspiração para o título, refletindo a luz e a influência que estas três mulheres continuam a exercer, mesmo após suas partidas. Elas foram mais do que cozinheiras ou chefs de cozinha; foram educadoras, autoras, inovadoras e, acima de tudo, pioneiras. "É difícil compilar a imensidão da cozinha mineira, enquanto patrimônio cultural, em somente três mulheres e todo o seu trabalho. Mas Maria Stella, Dona Lucinha e Dona Nelsa se tornaram símbolos da identidade da culinária mineira e, infelizmente, já não estão mais entre nós", explica Lorena Martins.

Maria, Lúcia e Nelsa não apenas quebraram as barreiras que tradicionalmente limitavam as cozinheiras domésticas, como também se estabeleceram como figuras centrais na cena gastronômica de Minas. Ao fazer isso, abriram portas e pavimentaram caminhos para que outras mulheres também se destacassem e sonhassem grande na cozinha.

"Essas “Três Marias” representam várias e várias outras mulheres que, historicamente, exercem o papel principal em suas cozinhas.  Muito além da comida, o filme é uma história de um alicerce feminino e inspirador para mulheres ocuparem os lugares que planejam, também além da cozinha", afirma a diretora.

O documentário não é apenas uma celebração de suas vidas e realizações, mas também um lembrete de que a culinária é uma forma de arte, uma expressão da cultura e uma ponte que conecta gerações. "Três Marias" é um tributo que toca o coração, celebrando a jornada, os desafios e as vitórias destas mulheres extraordinárias.

Para os interessados em mergulhar na rica história e tradição da culinária mineira, e em conhecer mais profundamente as vidas destas três matriarcas, o documentário "Três Marias" já está disponível no canal do YouTube do Portal Belo Horizonte. Confira abaixo: