FecharX

26 ganham medalhas de Ordem do Mérito Cultural

Personalidades e entidades que colaboram com a difusão da cultura brasileira foram reconhecidas pela presidenta Dilma



Créditos da imagem: Roberto Stcukert Filho/ PR
Main 214702 dilma roussef roberto stcukert filho pr
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2014, no Palácio do Planalto
Redação Sou BH
05/11/14 às 22:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Na tarde de hoje (5), 26 pessoas e instituições foram agraciadas com a Ordem do Mérito Cultural, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e da ministra da Cultura, Marta Suplicy.

“Esta cerimônia nos permite valorizar e reconhecer algo que é uma das nossas riquezas: essa extrema diversidade cultural”, afirmou a presidenta. "A cultura é um elemento estratégico para a construção de um País próspero e desenvolvido mas, sobretudo, um País com autoestima. Portanto, é da cultura que nós tiramos também toda a nossa capacidade de ter esperança na vida e na sociedade", completou.

A edição deste ano homenageia o centenário de nascimento de duas personalidades artísticas que ajudaram a construir e enriquecer a identidade cultural brasileira: a pintora Pintora Djanira da Motta e Silva e a arquiteta modernista Lina Bo Bardi.

Veja quais são as entidades e personalidades condecoradas com o prêmio:

Entidades: Escola da Gente, Ciranda de Tarituba, Fundação Sara Kali e Grupo Cena 11 Cia de Dança.

Personalidades

Classe Cavaleiro
: Hermano Viana, Eliane potiguara, Mestre Tião Oleiro, Alex Atalla, Oskar Metsavah, Celso Fratesch, Vange leonel (in memorian), Mano Brown, José Meireles, Chico de Assis, Bruno e Marrone e Matheus Nachtergaele.

Classe Comendador: Bernardo Paz, Palhaço Gafanhoto, Ogan Luiz Bangbala, Marisa Monte, Paulo Martins (in memorian), Patrícia Pillar e Pinduca.

Grã-Cruz: Jenner Augusto (in memorian), Júlio Medaglia, Orlando Senna, Washington Novaes e Adélia Prado.

Fonte: Portal Brasil