FecharX

Ações culturais e socioeducativas celebram o Dia do Motociclista

Evento promove um encontro de motociclistas e o lançamento da campanha educativa "Ande Seguro"



Créditos da imagem: Fred Mancini
Main 193901 dia do motociclista foto fred mancini
Campanha Educativa Ande Seguro visa conscientizar os motociclistas para o uso de equipamentos de segurança e manutenção preventiva da motocicleta
Redação Sou BH
27/07/15 às 19:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:22

A capital mineira recebe entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, uma série de ações culturais e socioeducativas gratuitas com o objetivo de alcançar melhorias e chamar a atenção para a segurança dos motociclistas. O evento acontece também em celebração ao Dia do Motociclista, comemorado nesta segunda-feira (27), e reúne uma extensa programação, com atividades de conscientização em prol da segurança, preparada especialmente para os amantes do motociclismo. Entre os destaques está o lançamento da campanha educativa "Ande Seguro".

Apresentação de bandas de rock, show de Wheeling (esporte radical praticado com motocicleta), moto passeio com "A Turma do Jacaré", palestras educativas, test drive de lançamentos, exames médicos gratuitos, feira de negócios e exposições de motos antigas e customizadas do Museu da Moto compõem as atrações que acontecem na Arena BH. 

Na programação musical, bandas reconhecidas no cenário nacional como Tianastácia, Mais 80, Creedence Cover e Uai Horse prometem agitar o público. Além disso, o evento reunirá cerca de 20 expositores das melhores marcas do setor.

Acesse aqui a programação detalhada do Dia do Motociclista.

Ande Seguro

A Campanha Educativa Ande Seguro é realizada anualmente e visa conscientizar os motociclistas para o uso de equipamentos de segurança e manutenção preventiva da motocicleta. A Ação terá duração de três meses, a partir do dia 4 de agosto, com abordagens educativas em pontos estratégicos de Belo Horizonte e em regiões com alto índices de acidentes detectados pela BHtrans e Polícia Militar de Minas Gerais. A campanha distribuirá aos motociclistas panfletos informativos e educativos, serviços de moto check-up, kit lanche, sorteio de brindes e orientações sobre segurança.

Os eventos são organizados pela Production Eventos e conta com o patrocínio da X11 Expert Rider, co-patrocínio da By Moto e Hanbai, e tem como apoiadores a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, DETRAN, BHTrans, Fhemig, DER, Conjunto Moderno Pampulha,  Secretaria Municipal de Saúde e Polícia Militar.

Acidentes com cerol em BH

A prática de soltar pipa com cerol é proibida por lei em Minas Gerais (conforme estabelece a Lei Estadual 14.349/02), mas mesmo assim, os números de acidentes envolvendo o cerol só aumentam. Dos casos atendidos no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, que envolvem linha com cerol, 80% são de motociclistas e os outros 20% são ciclistas. 

Quem for flagrado soltando pipa com cerol pode ser multado (de R$ 100 a R$ 1.500). Em caso de ferimento físico, o responsável responderá criminalmente por lesão corporal e até homicídio. Se a pessoa flagrada for menor de idade, os pais serão responsabilizados.

Com informações do Portal Itatiaia.