FecharX

Aeroporto da Pampulha é novamente liberado para receber voos comerciais para outros Estados

Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União revoga decisão anterior de proibir esse tipo de voo



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
25/10/17 às 15:40
Atualizado em 01/02/19 às 19:10


Divino Advincula/PBH

O Aeroporto da Pampulha está novamente liberado para receber voos comerciais para todo o Brasil. Uma portaria do
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União esse tipo de serviço no terminal, o que estava proibido desde maio deste ano.

A decisão federal assinada pelo 
ministro dos Transportes substituto, Fernando Fortes Melro Filho, revoga portaria anterior que proibia voos para outras capitais. "A operação dos demais serviços aéreos no SBBH [sigla do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha] fica limitada aos voos diretos entre aquele aeródromo e os aeroportos regionais", diz trecho daquela portaria.


A justificativa naquele momento era baseada em possíveis impactos no transporte aéreo na região metropolitana de BH com a abertura do terminal da Pampulha, tais quais: possível perda de voos internacionais em Confins; redução de opções de destinos conectados à Grande BH; aumento dos preços das passagens aéreas e diminuição da competição entre empresas; e degradação na qualidade do serviço prestado na Pampulha em relação ao prestado em Confins. 

De qualquer forma, com a nova decisão do governo federal, o terminal que fica dentro da capital mineira pode receber voos capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O projeto agrada o governador Fernando Pimentel (PT), inclusive, sempre defendeu intensificar o uso do Aeroporto da Pampulha durante sua gestão.