FecharX

Agendamento para tirar carteira de trabalho poderá ser online

<p>Procedimento é válido também para seguro-desemprego</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 22/03/22 às 17:59

O agendamento para solicitação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e habilitação do seguro-desemprego pode ser feito pela internet. O serviço online estava em manutenção. Quem não tiver acesso à internet em casa pode usar terminais nos Centros Estaduais de Política de Emprego e Renda (Ceper) e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Após o agendamento, o trabalhador deve comparecer a uma das 28 UAIs do estado ou unidades do Ceper em Belo Horizonte, Araguari, Araxá, Ipatinga, Itabira, Matozinhos, Sabará, São Sebastião do Paraíso, Timóteo e Viçosa. Nos demais municípios, o serviço é prestado por ordem de chegada e, portanto, não necessita de agendamento.

Segundo a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), a mudança tem como objetivo tornar o serviço mais moderno, interativo e agradável. Uma novidade é o alerta via mensagem no celular sobre os agendamentos realizados.

Ainda segundo a secretaria, a nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e pode ser acessada pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego. O agendamento também pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone 31.3212-2415.