FecharX

Agentes municipais são capacitados para atender adequadamente população LGBT

As oficinas têm como proposta melhorar o atendimento e o acolhimento com vistas à cidadania e garantia de direitos



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main 210231 lgbtpbh
Redação Sou BH
02/10/17 às 21:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Identidade de gênero, orientação sexual, nome social. Esses e outros termos integram o universo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Com conquistas sociais importantes, a chamada população LGBT necessita ainda da adequação dos serviços públicos a algumas demandas próprias. Um exemplo diz respeito ao atendimento realizado pelos agentes municipais.

Com base nessa realidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da diretoria de políticas para a população LBGT, trabalha esses conceitos em oficinas de formação com o tema “Construção do enfrentamento ao preconceito por orientação sexual e identidade de gênero”.

Dirigidas aos servidores públicos municipais, em especial aos que trabalham direto com o público, as oficinas têm como proposta melhorar o atendimento e o acolhimento com vistas à cidadania e garantia de direitos.

Segundo o diretor de políticas para a população LGBT, Thiago Costa, existe uma diversidade de demandas que carecem de maior atenção e devem ser incluídas na agenda das políticas públicas.

Qualificação profissional

Em relação aos conteúdos, são ofertados conceitos de sexualidade, gênero/identidade de gênero e orientação sexual, além de discussão de situações de preconceito e discriminação relacionados à orientação sexual e à identidade gênero, buscando explicitar as principais especificidades de demandas e experiências relacionadas à população LGBT.

Valdir Felix, que atua na Estação São Gabriel, participou da formação em uma turma de 120 agentes da Guarda Municipal, realizada em nos esses de junho e julho. Para ele, o momento foi de muito aprendizado e esclarecimento. “O tema ainda é muito novo e para nós, guardas, que lidamos com dezenas de pessoas todos os dias, foi muito importante. Lidamos com a segurança da cidade e das pessoas, então garantir que isso seja para todos é muito importante”, relata.

Da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (reportagem de Agdalice Araújo)