FecharX

AIDS retratada nas telonas

Filme “Boa Sorte”, com Deborah Secco, discute a doença



Créditos da imagem: Divulgação
Main 114526 cartaz boa sorte
Filme retrata a vida de um portador do vírus HIV
Redação Sou BH
01/12/14 às 16:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

No dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana ou HIV. O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo. Ter HIV não é o mesmo que ter AIDS, mas o portador do vírus pode transmiti-lo através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas ou na gravidez, de mãe para filho.

A doença é retratada recentemente no filme Boa Sorte, da diretora Carolina Jabour, no qual a atriz Deborah Secco interpreta Judith, uma personagem soropositiva no fim da vida. Mesmo que a doença não seja o foco principal do longa, ela é mostrada com bastante realismo, onde a personagem procura a felicidade em seus últimos dias de vida e um amor em um momento de despedida.

O filme mostra também como é possível a relação de um soropositivo com alguém não infectado, por meio do encontro de Judith com João (interpretado por João Pedro Zappa), um adolescente depressivo, viciado em medicamentos. A atriz explicou que precisou perder 11 kg para criar a imagem de Judith, e também contou que, durante o processo, para a composição de sua personagem, conheceu pacientes com a doença. Deborah descreveu Judith como uma pessoa apaixonada pela vida e, segundo médicos consultados pela atriz, a forma como o paciente percebe a doença faz toda diferença em seu tratamento.

Em suas entrevistas de divulgação do filme, a atriz tem feito campanhas de consciêntização da doença, falado sobre relacionamentos com pessoas portadoras do vírus e contado sua experiência em viver a personagem que, segundo ela, é um dos mais desafiadores. “A doença ainda mata, ainda é cruel e ainda gera preconceito. Essa geração de jovens não viu de perto as perdas que a AIDS causou. A discussão está banalizada e eu fico lisonjeada de levantar essa bandeira de novo”, enfatiza.

A AIDS

A doença, até hoje é tratada como tabu na sociedade e muitas pessoas deixam de fazer os testes por medo de estarem infectadas, colocando em risco a vida de seus parceiros. Qualquer pessoa está suscetível à doença e o portador do HIV pode nunca apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas é importante se previnir. A maneira mais eficaz de se proteger do vírus ainda são os preservativos. Segundo uma pesquisa realizada nos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, a camisinha é completamente impermeável, tanto ao vírus HIV quanto a qualquer outra doença sexualmente transmissível.

Em comememoração ao dia de combate à AIDS, acontece entre os dias 1º e 5 de dezembro, nos Centros de Saúde URS Centro-Sul, CTA Sagrada Família e CTR Orestes Diniz de Belo Horizonte uma campanha de consciêntização, onde estará sendo feito o teste de rápido de disgnóstico do HIV, informações sobre a doença e distribuição de preservativos.