FecharX

Ano Letivo das escolas da rede estadual começará somente no fim de fevereiro

Além do início das aulas, outras datas do calendário escolar também sofreram mudanças significativas



Créditos da imagem: Arquivo/Agência Brasil
Main 145447 escola
Redação Sou BH
08/01/18 às 12:14
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

Secretaria de Estado de Educação (SEE) republicou no Diário Oficial de Minas Gerais a resolução que estabelece o Calendário Escolar da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2018. De acordo com o documento, o ano escolar terá início no dia 15 de fevereiro, após o feriado de carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. O ano letivo terá início no dia 19 de fevereiro, com a volta às aulas, e termina no dia 18 de dezembro.


De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a Resolução SEE Nº 3.652 é a reorganização do calendário escolar e visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval.

“Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, explica. O recesso do mês de julho será de 16 a 27 de julho. Já a semana do professor será de 15 a 19 de outubro.

Ainda de acordo com a resolução, 15 de setembro de 2018 será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”. Já o dia 10 de novembro será destinado à realização de Feira de Ciências e das mostras de trabalhos de outras disciplinas.

Segundo a resolução, o calendário deverá ser elaborado em cada unidade com a participação da comunidade escolar e aprovado pelo colegiado. Além disso, deve ser construído coletivamente com as escolas estaduais de um mesmo município e/ou com escolas municipais, respeitando a autonomia da Rede Municipal de Ensino, o interesse dos estudantes e as especificações locais.

A elaboração do Calendário Escolar 2018 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio noturno e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio diurno.

Da Agência Minas Gerais