FecharX

Aplicativo vai conectar pacientes, familiares e ONGs envolvidas com o câncer de mama

Iniciativa faz parte das comemorações de uma década da campanha Outubro Rosa no Brasil



Créditos da imagem: lovelyday12/Shutterstock + Diego Marques
Main 210716 noticia
Redação Sou BH
12/10/18 às 13:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

O Outubro Rosa chegou ao Brasil há 10 anos por meio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). Para celebrar a data e dar continuidade às atividades de conscientização da doença, o tema da campanha nestes ano é #CompartilheSuaLuta.

A ação nacional quer incentivar a rede de apoio aos pacientes e familiares, divulgando informações importantes sobre o câncer de mama. No site da FEMAMA é possível localizar 74 associações no Brasil que oferecem serviços gratuitos, nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia e advocacia, além de auxílio na realização de exames e tratamentos, e empréstimos de próteses e perucas. 

“Queremos estimular que compartilhem dúvidas, desafios, aprendizados e vitórias e possam com isso encontrar apoio, conhecer seus direitos, inspirar e promover uma transformação no cenário do câncer por meio de seu envolvimento”, explica Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária da federação.

Novidade

Agora dá para fazer parte da rede de apoio por meio do aplicativo Mamatch. A ferramenta permite que os usuários se conectem a pacientes, familiares, profissionais de saúde e ONGs. O serviço funciona como apps de paquera onde o usuário dá um “match” em pessoas com interesse semelhante.

Na navegação, também é possível tirar dúvidas com um atendente virtual da FEMAMA, encontrar a ONG mais próxima para obter apoio e receber notificações de novidades sobre o câncer, direitos e formas de se engajar com a causa.