FecharX

Autos da Devassa da Inconfidência Mineira ganham versão digital

As 5500 páginas do processo judicial movido contra os Inconfidentes podem ser consultadas pela internet



Créditos da imagem: Divulgação
Main 155106 autos da devassa
Versão digital dos Autos da Devassa será lançada nesta sexta-feira, 17
Redação Sou BH
17/04/15 às 15:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

O documento que traz as fases do processo judicial movido pela Coroa Portuguesa contra os Inconfidentes pode ser, agora, consultado em um endereço eletrônico. Com cerca de 5500 páginas, os Autos da Devassa foram transpostos para a prataforma digital, o que permite que eles sejam lidos em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

Nesta sexta-feira, 17, acontece o lançamento da versão digitalizada, no Largo do Ó, em Tiradentes. Essa versão do manuscrito do século XVIII é baseada na edição impressa feita pela Imprensa Oficial de Minas Gerais nas décadas de 70 e 80, e o endereço eletrônico para consulta já estará disponível após a cerimônia de lançamento.

Além de trazer os detalhes do processo juducial, os Autos da Inconfidência são uma rica fonte de história, e trazem em seus 11 volumes detalhes da vida da sociedade da época.

Para pesquisadores e historiadores, a versão digital oferece uma facilidade a mais, uma vez que as páginas podem ser percorridas por meio de pesquisas por palavras. O site também permite visualizar e comparar, lado a lado, a versão digitalizada, com correções e ajustes, e a original dos volumes publicados pela Imprensa Oficial. Essa nova maneira de percorrer parte da história da Inconfidência Mineira vem ao encontro do anseio de historiadores e da comunidade acadêmica do mundo inteiro.

A cerimônia acontece às 17h30. Confira o documento na íntegra no Portal da Inconfidência.